Programa de poda de árvores chega à barreira do Cabo Branco

Por - em 18

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) dá continuidade nesta sexta-feira (21), a partir das 8h, à podagem de 250 árvores localizadas na barreira do Cabo Branco, no trecho compreendido entre o girador no início da avenida Desportista Aurélio Buarque e a avenida Gilvan Muribeca. A ação preventiva tem o objetivo de evitar acidentes envolvendo pedestres e automóveis e obedece ao projeto de poda programada adotado pela PMJP.

O programa envolve a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), que autoriza a poda; a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que executa o serviço, e a Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), responsável pela coleta do produto. A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) também estará presente para ordenar o trânsito no local.

Entre as espécies que compõem a flora da barreira estão imbaúbas, ingazeiros, sibipiruna e ipês. A técnica da poda a ser utilizada é a de nivelar a copa dessas árvores com o cercamento que já existe no local, impedindo os galhos de invadirem a avenida. Todo o processo obedece a um plano de manejo utilizado em áreas de preservação permanente e elaborado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

A Sedurb espera concluir todo o trabalho de poda na barreira do Cabo Branco em 30 dias. Em seguida, a ação se dará na barreira do bairro São José, em Manaíra, onde existem cerca de 150 árvores necessitando de poda de emergência, com galhos pendendo sobre residências.