Programa de prevenção às drogas entrega certificados a alunos de 33 escolas da PMJP

Por - em 54

Cerca de 1.800 alunos, de 33 escolas da Rede de Ensino de João Pessoa, irão receber o certificado de conclusão no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade acontece no auditório principal da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, nesta quinta (2) e sexta-feira (3) em dois horários, às 9h e 14h. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), e a Polícia Militar da Paraíba.

O programa foi realizado com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I e teve duração de três meses. Os alunos receberam dez lições distribuídas no ‘Livro do Estudante’, que é entregue a cada participante na primeira aula. As 10 aulas são ministradas através de cartilhas, debates, oficinas, cordéis e música. “Conseguimos atingir, durante o primeiro semestre, a meta que realizamos durante todo o ano de 2011. As escolas estão trabalhando mais consciente e os alunos estão mostrando mais empenho”, disse Fabiana Uchoa, coordenadora do Proerd na Rede de Ensino de João Pessoa.

Solenidade – A solenidade de formatura terá início com a execução do Hino Nacional, além da apresentação da Banda do Proerd. Em seguida, será realizada a entrega dos certificados de conclusão e os alunos farão o juramento, se comprometendo a resistir às drogas. Também haverá sorteio de bolas fábricas por detentos do Presídio Sílvio Porto.

“É a partir da educação que vamos salvar o mundo. É assim que conseguimos uma sociedade mais justa e correta”, afirmou a coordenadora estadual do Proerd, capitã Ticiana Soares.

Programa – O Proerd é desenvolvido em sala de aula por um policial militar, obrigatoriamente fardado, treinado especialmente para atuar em conjunto com educadores, estudantes, pais e comunidade. O militar desenvolve ações voltadas à prevenção ao uso de drogas e a redução da violência.