Programa de Qualificação 2009 prevê 31 cursos para servidores

Por - em 25

Os servidores municipais da Capital vão poder dispor de 31 cursos de qualificação profissional este ano, promovidos pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Foi lançado nesta terça-feira (10), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, o Programa de Qualificação do Servidor 2009, que prevê a realização de cursos nas áreas de Inclusão Digital, Gestão Pública, Formação Geral e Motivação. O programa foi lançado pelo vice-prefeito Luciano Agra, representando o prefeito Ricardo Coutinho (PSB), e pela secretária-adjunta de Administração, Aracilba Rocha.

Luciano Agra lembrou que desde o início da administração de Ricardo Coutinho, dez mil servidores do município já passaram por capacitação profissional, três mil deles em cursos promovidos pela Secretaria de Administração (Sead), a partir das políticas de incentivo da atual gestão. “Na prestação do serviço público, o mais importante é o servidor, e a população de João Pessoa também está cada vez mais exigente quanto ao serviço que é prestado por esses servidores”, destacou o vice-prefeito, reforçando que a iniciativa é uma das bandeiras de trabalho nesta segunda gestão. Um dos projetos da PMJP nessa área, acrescentou, é o Projeto Escola de Gestão Pública, que ainda está em estudo pela Sead.

O vice-prefeito também observou que a administração pública é uma ótima escola de formação para a carreira de qualquer profissional e é importante aproveitar o período em que se faz parte dela. “A minha melhor faculdade foi a Prefeitura de João Pessoa. No serviço público se aprende muito, e o que se aprende tem um repercussão permanente”, disse ele, ressaltando a importância de cursos de capacitação também para quem atua fora da iniciativa privada. “Mesmo em tempos de crise, é preciso pensar em ser o mínimo competitivo; e não apenas ser competitivo com o servidor da iniciativa privada, mas para alcançar um crescimento profissional”, completou.

A diretora de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, Líliam Rocha Coelho, explicou que os servidores interessados em participar de alguns dos cursos previstos para este ano devem consultar seus gestores de setor para encaminhamento de inscrição ao Centro de Treinamento Miguel Arraes (CTMA). “Hoje, os órgãos e empresas públicas estão se dando conta de que formar bons servidores é muito mais do que apenas informar”, ressaltou.

O lançamento do Programa de Qualificação do Servidor 2009 contou ainda com a palestra da professora do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Kátia Ayres, sobre o tema ‘Motivação e Resultados: Ampliando Horizontes’. “O serviço público vem mudando nos últimos anos. A partir de 2005, com o programa federal de gestão pública e de desburocratização, nós estamos vivenciando um novo horizonte para essas gestões, onde precisamos ter foco no cidadão e também nos resultados”, destacou a professora, que tem doutorado em Administração na área de Estratégias Empresariais.