Programa é exemplo para implantação em Cajazeiras

Por - em 30

O Empreender-JP servirá de modelo para a instalação do programa de microcrédito da Prefeitura de Cajazeiras. Uma equipe da Secretaria de Promoção Social do município está na Capital para conhecer a operacionalização do projeto. Até a próxima sexta-feira (15), o grupo, formado por três coordenadores do programa, será apresentado a todas as etapas do Empreender-JP, desde o cadastramento até o acompanhamento pós-crédito.

Nesta terça-feira (12), eles participaram do curso de capacitação para empreendedores, na Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), e puderam ver como são elaborados os planos de negócio. Quarta-feira (13) e quinta-feira (14) fará visitas a beneficiários com a equipe de acompanhamento do Empreender. Na sexta-feira (15), participarão de reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção de João Pessoa (Sedesp), Raimundo Nunes, para fazer um balanço das atividades.

De acordo com uma das coordenadoras do programa de Cajazeiras, Janete Cléa Oliveira de Souza, a Prefeitura do município está empenhada em implantar a iniciativa. “O nosso objetivo é gerar emprego e renda, e capacitar as pessoas para o mercado de trabalho”, explica Janete. Além dela, fazem parte da equipe que veio conhecer o Empreender-JP os coordenadores Maria Aparecida Oliveira Fragoso e Isaac Sátiro Cruz. Segundo eles, a sede do Empreender de Cajazeiras já está definida. Ela ficará localizada no prédio ao lado do Sebrae do município.

Em junho, o secretário da Sedesp, Raimundo Nunes, irá à cidade para participar do lançamento do edital para abertura do programa. “O que nós estamos vendo aqui é um projeto muito bem estruturado. E Cajazeiras pretende copiá-lo da mesma forma”, afirma Janete Cléa.

Desde 2005, o programa de microcrédito Empreender-JP já liberou mais de R$ 9.186.515,00 em empréstimo a 5.681pequenos negociantes. Os cadastrados somam 13.156 e mais de 10,8 mil pessoas participaram dos cursos de capacitação.