Programa Juventude Cidadã encerra pagamento de bolsas

Por - em 33

O programa “Projovem Trabalhador – Juventude Cidad㔠de João Pessoa concluiu o pagamento da bolsa-auxílio dos 4.020 alunos do convênio. A sexta e última parcela, no valor de R$ 100 por pessoa, foi liberada no último dia 31 de dezembro e está na conta bancárias dos beneficiários.

As aulas do Juventude Cidadã encerraram-se oficialmente no dia 18 de dezembro, após seis meses de curso, nos quais os alunos puderam ganhar conhecimento em 16 arcos ocupacionais: Administração, Agroextrativismo, Alimentação, Beleza e Estética, Comunicação e Marketing, Construção e Reparos (Revestimentos e Instalações), Esporte e Lazer, Gestão Pública, terceiro setor, voluntariado e trabalho social, Joalheria, Meio Ambiente, saúde e promoção da qualidade de vida, Pesca/Piscicultura, Serviços Domiciliares I e II, Telemática, Transporte, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.

Após a conclusão das aulas, os jovens terão ainda acompanhamento de dois meses e cerca de 30% deles devem ser inseridos no mercado de trabalho espontaneamente. Ao longo do mês de janeiro, aproximadamente 300 deles estão sendo capacitados pelo Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP), com o intuito de torná-los pequenos empreendedores.

Sobre o programa
– O Juventude Cidadã é um programa federal implantado em João Pessoa graças a uma parceria do Ministério do Trabalho com a Prefeitura da Capital. Ele oferece 4.020 vagas em 16 cursos de profissionalização, bolsa-auxílio e a oportunidade de encaminhamento ao mercado de trabalho. A meta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) é encontrar oportunidade de emprego para 1.206 pessoas entre os jovens participantes.