Programa leva oficinas culturais para três bairros da Capital paraibana

Por - em 26

O programa Rede de Pontos de Cultura, um convênio entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), está promovendo as oficinas de leitura ‘Uma janela para o mundo’ e ‘Incentivo à Leitura’, nos bairros de Mandacaru, São José e dos Novais. A idéia é aproximar os moradores das comunidades das mais diversas expressões culturais.

Os encontros estão acontecendo desde o dia 13 de agosto. A oficina ‘Uma janela voltada para o mundo’ é ministrada por Jacileide Sousa enquanto que a de ‘Incentivo à Leitura’ fica sob a coordenação de Nara Limeira. O programa realiza dois encontros semanais, com duas horas de duração e reúne principalmente crianças e adolescentes.

Para Joildo Sousa, Presidente do Movimento de Ajuda Mútua (MAM) do bairro São José, os moradores receberam a oficina de leitura com muita satisfação, inclusive superando as expectativas, desde as inscrições e também durante os encontros.

Inscrições – Até setembro, a Funjope continua recebendo propostas de novas oficinas, que devem ser encaminhadas para a Fundação com as seguintes informações: descrição sucinta do trabalho, objetivos, metodologia, carga horária, quantidade de sessões, freqüência das sessões, necessidades da oficina (inclusive de material), custo da oficina e mini-currículo que demonstre a capacidade técnica e profissional do ministrante.

O programa contempla as áreas culturais e técnicas, a exemplo de oficina de teatro, fabricação de miniaturas, figuras, adereços e estandartes de grupos populares, personagens cômicas, de danças tradicionais populares e de leitura, além de informática nos níveis básico, médio e avançado.

Com carga horária diversificada, as oficinas são destinadas ao público das comunidades dos bairros de Mandacaru, de São José e dos Novais. A disposição do tempo e da freqüência das sessões deve constar na proposta da oficina. O público alvo também deve ser especificado, mantendo coerência com os termos da proposta. É necessário indicar ainda o material de trabalho necessário para sua execução e o seu respectivo custo.

Para maiores informações, basta enviar um e-mail para hensampaio@yahoo.com e ongakuze@bol.com.br ou ainda procurar a Sede da Funjope, que fica situada na Praça Antenor Navarro, 06, Varadouro. Os telefones para contato são: 8825-7645, 3218-9813 e 8817-1887.