Programa Saúde na Escola é debatido em mostra intersetorial

Por - em 30

As secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Sedec) estão promovendo a I Mostra Intersetorial do Programa Saúde na Escola. O evento de dois dias, termina nesta terça-feira (23) e está sendo realizado no Hotel Neutuanah e segue até as 17h. . O objetivo principal é socializar os projetos desenvolvidos pela gestão municipal no âmbito dessas duas pastas.

Durante a solenidade de abertura, a secretária de Educação do Município, Ariane Sá, enfatizou a importância da atuação da SMS dentro das escolas do município. “A gestão sempre buscou ações integradas e nesse projeto em especial é essencial a presença dos profissionais de saúde para promover e incentivar a promoção à saúde”, afirmou.

A gerente de Atenção Básica da SMS, Carla Rosane Couto, representou a secretária de Saúde, Roseana Meira, e lembrou que não existe ações de prevenção mais positivas do que aquelas realizadas com crianças e adolescente. “Para mudar o atual panorama da saúde, é preciso agir nas escolas, com as crianças e adolescentes. É a partir dessa conscientização que atingimos a prevenção e a promoção à saúde de forma satisfatória”, finalizou.

Programa Saúde na Escola – O Programa Saúde na Escola propõe ações entre saúde e educação na perspectiva de atenção integral à saúde de crianças e adolescentes dentro das escolas municipais e estaduais e unidades básicas de saúde. Dividido em cinco eixos, o programa pretende atualizar o calendário de vacinas das crianças e adolescentes; detectar precocemente problemas de hipertensão arterial; realizar avaliações oftalmológicas, nutricionais e em saúde bucal; ações de segurança alimentar e promoção para a uma alimentação saudável; promoção de atividades físicas; educação sexual; prevenção ao uso de álcool, cigarro e outras drogas; promoção de cultura, paz e prevenção de violência.