Programa Segundo Tempo inscreve alunos da rede municipal até dia 25

Por - em 57

Estão abertas as inscrições para o Programa Segundo Tempo, uma ação do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e executada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O Programa é idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva por meio de atividades correspondentes e de lazer realizadas no contra-turno escolar. Os alunos da rede municipal de ensino, de 8 a 16 anos, podem fazer a sua inscrição até o dia 25 deste mês, dos 23 núcleos, nos horários da manhã e tarde, ou durante as matrículas escolares.

O Programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos das escolas ou em áreas comunitárias, tendo como enfoque principal o esporte educacional. “A finalidade é colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania”, explica Durmerval Gomes Gólzio, coordenador do Programa pela Sedec.

Seleção – Para desenvolvimento das ações propostas, foram selecionados 50 profissionais com nível superior em Educação Física e 100 estagiários do mesmo curso pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que farão parte dos Núcleos do Programa. Cada Núcleo deverá atender a composição de um grupo de 200 crianças e adolescentes, e sob orientação de um coordenador e dois estagiários, que irão realizar as atividades esportivas (natação, futebol, voleibol, voleibol de areia, futsal, handebol, handebol de areia, atletismo e judô) e complementares.

A Prefeitura de João Pessoa está investindo na iniciativa com a compra de material esportivo, locação dos espaços físicos, pagamento de coordenadores e coordenação geral do Programa. Já o Ministério do Esporte fornece também materiais esportivos confeccionados pelos projetos ‘Pintando a Liberdade’ e ‘Pintando a Cidadania’, que possuem centros de produção em unidades prisionais e outros espaços comunitários de diversas regiões do Brasil, além de camisas para os alunos, lanche diário e o pagamento dos estagiários.

Locais – Os interessados em se inscrever para o Segundo Tempo podem procurar os seguintes locais: Centro Comunitário, no Geisel; Ginásio Odilon Ribeiro Coutinho e City Parque, ambos no Valentina Figueiredo; ‘Gináqua’, no Cristo Redentor; Ginásio Hermes Taurino, Praça do Coqueiral, Campo Wilson Braga e Aldeia SOS, todos em Mangabeira; Escola José Monteiro da Franca, Jardim Veneza; Praça da Paz, no Bancários; Campo Guaribão, Loteamento Litorânea Sul; Praça Bela, no Funcionários II; Praça Tiradentes, na Torre; Campo da Graça, em Cruz das Armas; praças Desembargador Sílvio Porto e Alcides Carneiro, em Manaíra; Esporte Clube Cabo Branco, Miramar; Estádio Agostinho Tomás, no Baixo Róger; Ginásio Giselda Navarro, no Róger; Ginásio de Esportes, em Tambiá; Centro Esportivo, no Alto do Mateus; Centro Administrativo Municipal (CAM) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), em Água Fria.