Programa ‘Viver’ inicia suas atividades em João Pessoa através da Sedes

Por Eloísa França - em 231

Nesta segunda-feira (2), João Pessoa passou a ser um dos municípios brasileiros a fazer parte do Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A cerimônia começou com apresentação de dança realizada pelos componentes do ‘Idosos em Ação’, grupo formado no Centro de Referência da Cidadania de Mangabeira (CRC) e que atende cerca de 150 idosos com atividades recreativas e de sociabilidade.

Joaquim Chaves foi o representante dos idosos na mesa de abertura e falou sobre a entrega dos computadores e mais uma atividade que os idosos terão. “Agradeço demais pelo serviço que teremos. Estou muito feliz e espero que todos possam aproveitar”, completou. Foram instalados 10 computadores, que a partir do ano que vem inicia as aulas de informática voltadas para o público de pessoas idosas, cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas no próprio CRC.

O secretário nacional da promoção da defesa da pessoa idosa, Antônio Costa, destacou a sensibilidade da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em receber o projeto e os principais pilares do programa. “Este é um programa preventivo, que visa além da educação, evitarmos internações e medicação para nossa população idosa. Temos relatos de outras cidades que já implementaram o programa com pessoas revertendo quadro de demência e saindo da depressão. O envelhecimento é uma política que deve estar em todas as plataformas de governo e hoje estamos plantando uma sementinha que certamente trará muitos frutos”, reforçou.

Já o secretário de Desenvolvimento Social, Diego Tavares, enfatizou o trabalho da administração municipal no cuidado com a população idosa. “Somos a primeira cidade do estado a receber o programa e recebemos com muita alegria porque mostra uma evolução da política pública para idosos. Ninguém faz nada sozinho e esta parceria é importante para que possamos dar ainda mais dignidade a uma população que merece todo nosso cuidado e carinho. Na Sedes temos a população idosa como prioridade e vamos cuidar de vocês da forma que todos nós gostaríamos de ser cuidados quando estivermos mais velhos”, finalizou.

Programa Viver – O objetivo do programa é valorizar a pessoa idosa oferecendo aumento da confiança e autoestima, desenvolvimento de habilidades, ampliar acesso à informação, ocupação do tempo livre e qualidade de vida.