Programação de desfiles das escolas municipais se encerra dia 11, no Gervásio Maia

Por - em 26

Os desfiles de escolas municipais, dentro da programação elaborada pela Secretaria de Educação e Cultural (Sedec), se encerram na quinta-feira (11), em Gramame. Nesta sexta-feira (5), os desfiles ocorreram no bairro de Mangabeira e começaram às 8h, na Avenida Josefa Taveira, com a participação de escolas da região.

Neste sábado (6) não haverá desfiles e, no domingo, será realizada a tradicional parada cívica do 7 de Setembro, na Avenida Duarte da Silveira. Desfilam então as escolas municipais Oscar de Castro, Zumbi dos Palmares, Severino Patrício, Augusto dos Anjos, Zulmira de Novais, Padre Pedro Serrão, Castro Alves, Santos Dumont, Frutuoso Barbosa, Damásio Franca e Ubirajara Botto Targino.

Na quinta-feira (11), a programação se encerra com os desfiles do Centro de Referência do Ensino Infantil (Crei), das escolas municipais Colinas do Sul, Raimundo Nonato e Antenor Navarro, a ONG Olho do Tempo e de servidores do Posto de Saúde, a partir das 8h, em Gramame.

Órgãos – Além das escolas, também desfilarão no dia 7 de Setembro representações da Emlur, STTrans, Guarda Municipal e Samu. A STTrans mostrará o grupamento de motociclistas composto por 8 agentes de trânsito e 2 fiscais de transporte, 4 viaturas operacionais de fiscalização (trânsito e transporte), 3 veículos da divisão de sinalização, 3 carros da educação para o trânsito e 1 caminhão do setor de manutenção de semáforos, além de uma equipe de agentes ciclistas que fiscalizam o trânsito na orla de João Pessoa.

Já a Emlur preparou uma apresentação especial para chamar a atenção do público para a necessidade de preservação do meio ambiente: distribuirá durante o desfile o sabão ecológico (feito com óleo de cozinha usado) e apresentará roupas confeccionadas com material reaproveitado. A reciclagem também será enfatizada pelo homem e pela mulher de lata, dois personagens criados para o desfile. Serão 200 servidores divididos em sete pelotões: varrição e coleta, educação ambiental, fiscalização, bem estar social, Baticumlata, Setor de Arte e Cultura e máquinas e equipamentos. A ornamentação do desfile foi feita pela Oficina de Artes e tem como base materiais que as pessoas costumam jogar no lixo, a exemplo de garrafa pet, latinhas de refrigerante, caixas, jornal, garrafas, entre outros materiais. Ainda haverá apresentação do grupo de percussão ‘Baticumlata’.

Esquema de trânsito: 35 pontos de bloqueio (mapa em anexo)

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) modificou o trânsito em ruas e avenidas centrais e em parte do bairro da Torre, para acomodar o tradicional desfile cívico do 7 de Setembro, neste domingo, na Avenida Duarte da Silveira, no Centro.

O esquema montado vai garantir a fluidez no tráfego e a regularidade no sistema de transporte. Este ano, serão bloqueados 35 pontos na área central, entre as 6h e o meio-dia. A STTrans designou 45 agentes de trânsito e 22 fiscais de transporte para orientar e garantir a disciplina no trânsito durante o evento.

Os bloqueios abrangerão o trajeto do desfile e a área de concentração das escolas e entidades de classe, da tropa federal, das polícias Militar e Civil, estacionamento especial e posto médico.

Transportes coletivos – As alterações no itinerário dos ônibus começam a ser realizadas pelos fiscais de transportes da STTrans às 5h e seguem até o término do evento, quando voltam a funcionar normalmente. Nesse caso, a equipe estará em 14 pontos da área central para orientar os motoristas.

As linhas que circulam pelos corredores de Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Tancredo Neves, Pedro II, Beira-Rio, Epitácio Pessoa e Acesso Oeste (sentido Bairro-Centro/Centro-Bairro) vão sofrer desvios de itinerário em razão do fechamento de ruas centrais.

Os coletivos que circulam no sentido bairro-Centro até o Terminal de Integração do Varadouro vão passar pelo anel externo do Parque Solon de Lucena (Lagoa). No anel interno ficarão concentradas as escolas que irão participar do desfile.