Projeto ‘Bonecos na Rua’ encerra temporada no domingo, em Mangabeira

Por - em 81

O Projeto ‘Bonecos na Rua’, desenvolvido pela Cia de Teatro ‘Boca de Cena’, em parceria com a Prefeitura Municipal (PMPJ), encerra sua primeira temporada neste domingo (24), com uma apresentação do espetáculo ‘Colcha de Retalhos’, na Comunidade Cidade Verde, em Mangabeira, a partir das 16h.

Esta iniciativa que tem como objetivo resgatar e conscientizar a população sobre a importância do teatro de bonecos na formação cultural de crianças, jovens e adultos, fazendo com que esta arte seja um instrumento vivo e absolutamente indispensável neste processo educativo cultural.

O projeto foi criado em julho de 2007 e já atendeu 32 comunidades em João Pessoa. Além de levar espetáculos de teatro de bonecos para os bairros carentes de João Pessoa, a Companhia também seleciona pessoas dessas comunidades para receberem formação e se tornarem agentes multiplicadores desta arte.

Para Amanda Viana, Coordenadora Pedagógica da Cia Boca de Cena, a iniciativa consolida todo o trabalho de pesquisa e resgate que o grupo vem fazendo há mais de uma década. “É um projeto de alcance múltiplo, que além de resgatar a identidade cultural nordestina, fortalece o conceito de formação de um cidadão crítico e consciente de sua história”.

Já Aparecida Diniz, moradora e articuladora da Comunidade Cidade Recreio, destaca a importância da idéia. “Esse projeto é uma coisa fantástica, que resgata a cultura popular e leva brincadeiras e sonhos, sem falar no retorno às origens e aos saberes populares nordestinos, recuperando algo valioso que havia se perdido”.

Comunidades atendidas
– As localidades beneficiadas nesta primeira fase do projeto, por ordem cronológica foram Engenho Velho, Mussumagro, Alto do Mateus, Mandacaru, 13 de Maio, Jardim Veneza, José Américo, Lírios do Vale (Funcionários VI), Gramame, Santa Bárbara (Valentina de Figueiredo), Novo Horizonte, Timbó, Citex (Geisel), São Luís Gonzaga (Bessa), Penha, São Rafael (Castelo Branco), São Domingos (Altiplano), Ilha do Bispo, Santa Clara (Castelo Branco), Porto do Capim, Bairro dos Novais, Cidade Verde (Bairro das Indústrias), Comunidade do ‘S’, Rangel, Castelo Branco I, Laranjeiras (José Américo), Cidade Recreio (Altiplano), Jacarapé, Colinas do Sul, Bola na Rede, Taipa e Cidade Verde II (Mangabeira).