Projeto ‘Atitude Verão’ da PMJP começa na orla de João Pessoa

Por - em 22

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, lançou nesta sexta-feira (7) o projeto ‘Atitude Verão’, no Busto de Tamandaré e que se estende por todas as praias da orla. A atividade será realizada no período das 16h às 22h, durante todo o verão, que se encerra em março de 2011 e tem o objetivo de atender o grande fluxo de pessoas que circulam pelas praias, principalmente durante a estação mais quente do ano.

O projeto vai funcionar através de parcerias entre mais de 10 secretarias municipais e com o Governo do Estado, que vai disponibilizar o efetivo de policiais militares na orla. Ao todo, serão mais de 300 servidores, além de voluntários, participando das ações, que vão desde fiscalização de abuso do volume de som a atendimentos médicos.

De acordo com a secretaria de Planejamento, Estelizabel Bezerra, o projeto ‘Atitude Verão’ pretende aproximar ainda mais a população dos serviços oferecidos pela prefeitura da capital. A população pode procurar mais informações no stand montando no Busto de Tamandaré.

Uma das prioridades será o atendimento a crianças e adultos em situação de risco social, como por exemplo, moradores de rua e que terão assistência médica através de um consultório montado na base de apoio do projeto. Alimentação, abrigo e oficinas ministradas pela equipe do Programa de Aborgagem de Rua à Crianças e Adolescentes (Ruartes) também estarão disponíveis.

A Operação Atitude Verão também consiste no monitoramento de toda a área litorânea, do Bessa à Barra de Gramame. Equipes em viaturas, motocicletas e bicicletas estarão trabalhando para oferecer um verão tranquilo a todos que desejarem ir às praias. O plano de ação será realizado em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Guarda Municipal (GM) e Procuradoria Geral do Município (Progem).

Para agilizar as fiscalizações, a STTrans, a GM e a Sedurb utilizarão ciclistas dos seus quadro de funcionários, já a Semam, participará com o uso de uma viatura automóvel. Isto para o percurso do Cabo Branco à Manaíra, na existência de alguma ocorrência nas praias do Bessa, Seixas, Penha, além da Barra de Gramame. Todas as secretarias envolvidas farão uso de motocicletas e outras viaturas.

Cada órgão será responsável por sua área de atuação, a STTrans coibirá os excessos e infrações praticados por condutores de veículos, como estacionamentos em locais proibidos, ciclovias e passeios; a Semam fiscalizará o som alto, acima do permitido pela legislação ambiental, em veículos e pontos comerciais; a Sedurb disciplinará a invasão de logradouros por ambulantes, bares e clubes, que colocam equipamentos de comércio e consumo sem a devida autorização, em via pública; a Progem fará o suporte jurídico e a Guarda Municipal dará apoio ostensivo às equipes, durante os serviços.