Projeto ‘Comunidade Preventiva’ é lançado 2ª feira nos Bancários

Por - em 27

O Conselho de Segurança Comunitário dos Bancários vai abrir na próxima segunda-feira (1º), às 19h, o projeto Comunidade Preventiva, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A solenidade acontece ao ar livre, na rua Abelardo Pereira dos Santos (em frente à padaria Patoense), na Comunidade do Timbó, nos Bancários. O projeto visa a ocupação cidadã da comunidade durante os 31 dias do mês de março, com atividades diárias de cidadania, esportes e religiosas, objetivando resgatar a auto-estima e a cidadania aos moradores da comunidade do Timbó.

Na comunidade moram oito mil pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na opinião do coordenador do projeto, João Eduardo, o Timbó requer ações que busquem a ocupação de seus espaços pela sociedade organizada e pelos poderes públicos constituídos. “Essas ações devem visar a retirada de adultos e crianças da situação de ociosidade que os disponibiliza para a ação da marginalidade, que recruta esta mão de obra para o trabalho do trafico”, explica.

O projeto engloba a realização de cursos e palestras no Centro de Capacitação São José Operário, além de missas, celebrações, cultos e outras atividades de evangelização nas igrejas católicas e evangélicas, que enfatizem a cultura da Não Violência. As palestras abordam temas de importância para a saúde familiar e construção da família. Os temas propostos serão os seguintes: aleitamento materno, importância da participação dos pais na educação escolar; auto-estima, DST e AIDS, estrutura familiar, exploração sexual, gravidez na adolescência, mortalidade infantil, prevenção contra as drogas, segurança pública, sexualidade e trabalho infantil. Entre os cursos disponibilizados estão os de Capacitação Profissional, Liderança, Finanças e Reciclagem.

Na quadra da comunidade, uma equipe pedagógica vai se empenhar na realização de atividades recreativas e esportivas, proporcionando lazer às crianças com a colocação de brinquedos infláveis, facilitando a participação dos pais nas palestras. Serão realizados ainda o atendimento à terceira idade, avaliação bucal, avaliação visual, cadastro de emprego, consultoria jurídica, cortes de cabelo, educação para o trânsito, espaço beleza e saúde da mulher, retirada de documentos pessoais (RG, Carteira Profissional) e teste de glicemia.

Estão empenhados na realização do projeto o comando do CONSEG/Bancários, a sociedade civil organizada representada pelo Rotary Clube, Igreja Católica, Luterana, Evangélica, Maçonaria, Sebrae-PB, UNIPÊ, FACENE/FAMENE, UFPB, Faculdade Santa Emília de Rodat. O apoio é da Prefeitura Municipal de João Pessoa.