Projeto ‘Emlur Cidad㒠leva serviços a três bairros de JP

Por - em 24

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) se instalou, nesta quarta-feira (3), em três bairros de João Pessoa levando serviços de varrição, roço, capinação, coleta, limpeza de terrenos e pintura de meio-fio, através do projeto ‘Emlur Cidadã’. Além das ações que foram realizadas nas localidades, os moradores ainda puderam fazer solicitação de serviços, esclarecer dúvidas e encaminhar reclamações.

O trabalho está sendo realizado nos bairros de Manaíra, Geisel e Jardim Cidade Universitária e envolve cerca de 200 agentes de limpeza das empresas Emlur, Líder, Limp Fort e Marquise, que estão trabalhando em sistema de mutirão. A ação também conta com 44 fiscais da Emlur, que estão levando à população informações sobre preservação do meio ambiente, orientações de como deve ser feito o acondicionamento do lixo. Eles mostraram à população que jogar resíduos em locais inadequados pode acarretar problemas de saúde e danos ao meio ambiente.

Em cada um dos bairros foi montada uma tenda, onde a população local teve a oportunidade de encaminhar as suas demandas e esclarecer dúvidas. Entre as pessoas que fizeram solicitação de serviços estava Maurizélia Félix. Ela, que mora em Manaíra, pediu que fosse realizado um trabalho de fiscalização no terreno que fica em frente à sua casa. “A Emlur passa por aqui e limpa tudo, mas vem o pessoal lá de cima e joga lixo novamente”, comentou.

Já o morador José Almeida, da comunidade Chatuba, elogiou a ação realizada pela Autarquia de limpeza. “Eu gostei desse projeto porque a Emlur vem para perto do povo e agente pode solicitar os serviços sem precisar sair do bairro. O grande problema que nós temos aqui é com os próprios moradores, que jogam o lixo em local inadequado. Isso acaba prejudicando todo mundo que mora aqui”, comentou.

A superintendente da Autarquia, Laura Farias Gualberto, explicou que o projeto foi desenvolvido para aproximar ainda mais a Emlur do cidadão. Ela ressaltou ainda que na tenda, os servidores da Autarquia receberão demandas de outras secretarias que, posteriormente, serão encaminhadas. “Nós temos a orientação do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) de sempre trabalhar de forma integrada e acredito que isso é fator diferencial na nossa gestão”, disse.

O ‘Emlur Cidadã’, conforme informou Orlando Soares, diretor de Operações, percorrerá todos os bairros da cidade levando serviços diversos. “Além de aproxima a Autarquia da população, essa foi uma forma que encontramos para realizar ações de limpeza de forma rápida em várias localidades, através desse serviço feito em mutirão”, destacou.