Projeto ‘Estação do Livro’ contabiliza 2,3 mil doações

Por - em 21

Em menos de um mês de campanha já foram feitas cerca de 2.300 doações de livros ao projeto “Estação do Livro”. O material arrecadado, dentre títulos da literatura nacional, internacional, infantis, revistas, livros didáticos e profissionais, será distribuído nas unidades de leitura instaladas nos bairros do Castelo Branco e Alto do Mateus.
A campanha teve início no dia 13 de março e a cada semana são registradas mais doações significativas. Na semana passada, por exemplo, foram doados 1.200 livros pelo Rotary Club dos Bancários. Outra doação foi realizada pela empresária Jaqueline Bandeira Medeiros Arruda, moradora do bairro de Miramar. Ela doou 200 livros com os mais variados títulos

“É mais do que justo pensar no próximo. Este projeto vai ajudar a dar mais oportunidade de todos aprenderem e se dedicarem à leitura. Fico muito feliz em poder ajudar. Essa prática tem que fazer parte de nossa convivência em sociedade e, sempre que possível, vou participar de ações dessa natureza”, declarou a empresária.

O coordenador da Biblioteca Municipal, Marcos Paulo de Farias, disse que a resposta da população não poderia ser melhor. “Estamos muito felizes com o crescimento das doações. Recebemos diversos tipos de livros que vai possibilitar uma inteiração maior de busca e procura. O projeto está dando certo e vamos dar continuidade para que a cada dia a gente possa encher nossas prateleiras e levar mais cultura para quem precisa”, comemorou.

A maioria dos títulos doados será disponibilizada na própria Biblioteca Municipal, por solicitação do doador, por serem específicos de algumas áreas profissionais. Contudo, os livros de literatura serão encaminhados para as estações de livros. O projeto “Estação do Livro” recebeu também na semana passada 400 exemplares de revistas informativas de circulação nacional, do período compreendido entre 2001 a 2009.

Coleta – Até o final desta semana, a população deverá contar com um novo local para doação de livros, com a adesão do Manaíra Shopping a campanha. Atualmente, os livros podem ser entregues nos seguintes locais fixos: Paço Municipal, no Centro; Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria; Subprefeitura, em Tambaú; Estação Cabo Branco, no Altiplano. Até o final de maio, a doação pode ser realizada também no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no bairro de Jaguaribe; Faculdade Maurício de Nassau, na Torre; Shopping Tambiá, no bairro de Tambiá, e na Faculdade Asper, BR-230.

Acesso – Para ter acesso aos livros nas unidades de leitura da “Estação do Livro” é preciso apenas fazer um cadastro munido de um comprovante de residência. O material pode ser consultado no local ou ser levado para casa por um prazo entre dois a sete dias. Entretanto, esse prazo pode ser estendido por mais uma semana, de acordo com a necessidade de cada pessoa.