Projeto ‘Ônibus Legal’ chega ao bairro de Mangabeira nesta terça

Por - em 25

O ‘Ônibus Legal’ chega nesta terça-feira (15) a Mangabeira para levar lições de educação para o trânsito e transportes aos alunos de escolas públicas e a comunidade em geral. A partir das 7 horas os alunos da Escola Municipal Virginius da Gama e Melo vão embarcar em um coletivo todo colorido para um passeio pela cidade. Na quinta-feira (17), o projeto ‘Ônibus Legal’ voltará à instituição de ensino para levar educação e alegria aos alunos do turno da tarde.

O bairro foi escolhido para receber o projeto porque nele foi registrado o maior número de acidentes com vítimas durante o ano de 2008, conforme revelam dados coletados pelo setor de estatística da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans). No bairro de Mangabeira foram registrados 706 acidentes durante o ano passado, sendo que desse total, 108 foram atropelamentos.

A avenida principal do bairro, a Josefa Taveira, está em segundo lugar no ranking das vias de João Pessoa com maior gravidade nos acidentes. Ao todo foram 96 acidentes de trânsito, sendo que em 43 deles pessoas saíram feridas e em três foram registradas mortes. O primeiro lugar fica com Cruz das Armas, que foi o ponto de partida para o projeto.

Nesse primeiro momento a STTrans priorizou os bairros onde foi registrado o maior número de acidentes envolvendo veículos, com destaque para os casos de atropelamentos. Através do projeto, as crianças recebem informações sobre o uso do cinto de segurança e como atravessar a rua. São orientadas ainda a andar sempre pela calçada, não colocar nenhuma parte do corpo para fora do ônibus e não jogar lixo pela janela do veículo, e ainda são lembradas de utilizar a lixeira existente dentro do ônibus. 
 
O Passeio – O projeto é uma parceria da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP). O ‘Ônibus legal’, que é todo colorido e adesivado, chega cedo à escola para pegar as crianças e levá-las para um passeio que além de educação e informações, traz muita alegria para todos. Logo na chegada à escola, os educadores da STTrans orientam as crianças a respeito da maneira correta de comportamento durante o passeio e da importância de zelar o veículo, pois ele presta um serviço público no transporte das pessoas.

A primeira parada é no Terminal de Integração do Varadouro, onde fiscais de transportes do órgão explicam o seu trabalho e a função do terminal. O próximo destino do ‘Ônibus Legal’ é na empresa Transnacional. Lá as crianças conhecem um pouco das atividades da empresa e recebem explicações sobre a manutenção e higiene dos ônibus que fazem o transporte de milhões de pessoas na nossa cidade. Mais uma vez é destacada para as crianças a importância da preservação dos veículos que tanto sofrem com vandalismos.

A próxima parada é na Estação Cabo Branco, onde os alunos fazem um “tour” pelas dependências, conhecendo as várias atividades que lá são desenvolvidas. Em seguida, fazem atividades lúdicas nas oficinas de cultura, com os instrutores da Estação Cabo Branco. O passeio educativo termina com a volta para a escola. Durante o deslocamento, entre uma parada e outra, os educadores de trânsito e transporte da STTrans dão ensinamentos importantes às crianças sobre segurança no trânsito, utilização da faixa de pedestres, uso do transporte coletivo, entre outras informações.