Projeto ‘Ônibus Legal’ retoma atividades nesta terça-feira

Por - em 29

Após o mês de recesso escolar, o ‘Ônibus Legal’ retoma as suas atividades nesta terça-feira (18), com os alunos da Escola Municipal Castro Alves, localizada na Rua Manoel Guerra, no bairro dos Funcionários I. Nesta terça-feira, acontecerá apenas um passeio, que terá início às 7h30. O segundo passeio com os alunos desta instituição de ensino ocorrerá na quinta-feira (20), a partir das 13h30. O projeto, desenvolvido pela Superintendência de Transportes e Trânsito em parceria com a empresa de ônibus Transnacional, já levou lições de educação para o trânsito e transporte para 362 alunos de escolas públicas de João Pessoa.

O projeto ‘Ônibus Legal’ conta com um ônibus todo colorido e adesivado com imagens de crianças, adolescentes e adultos circulando pelas ruas. O veículo leva os estudantes para um passeio pela cidade. As viagens são realizadas todas as terças-feiras e quintas-feiras. Mas, o passeio é apenas a primeira etapa do projeto. Em um segundo momento os educadores voltam à escola com o teatro de fantoches para saber qual foi à avaliação dos alunos.

Além da viagem e desse retorno à escola, o projeto ainda é composto por uma terceira etapa, que consiste na realização de atividades externas, ou seja, a equipe de Educação para o Trânsito e Transportes atuará nas principais ruas do bairro onde está sendo realizada a ação do Ônibus Legal. Será o momento de envolver, no projeto, a população da área em que está localizada a escola. Até agora, três escolas já foram visitadas, sendo elas a Almirante Tamandaré, Analice Gonçalves de Carvalho e Zulmira de Novais, todas localizadas no bairro de Cruz das Armas. Esta etapa do programa está atendendo as escolas localizadas em áreas consideradas de risco para o trânsito, ou seja, onde foi registrado o maior número de acidentes envolvendo veículos, a exemplo de atropelamentos.
O mapeamento realizado pela Assessoria de Planejamento (Asplan) da STTrans, detectou que os bairros mais violentos na área do trânsito são Cruz das Armas, Oitizeiro e Valentina. “O projeto vem superando todas as nossas expectativas. É impressionante como as crianças absorvem as informações quando elas são repassadas na prática, ou seja, quando vivenciam a dinâmica do trânsito e do transporte. Elas também são excelentes multiplicadoras, pois levam as informações para as suas casas e para a comunidade onde moram. Temos certeza que estamos atingindo o nosso objetivo que é colaborar para adultos mais conscientes, que sejam realmente cidadãos,que sabem exatamente quais são seus direitos e deveres”, comentou a superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto.

Itinerário – O itinerário que o ‘Ônibus Legal’ faz é o seguinte: primeiro os estudantes são pegos na escola onde estudam, lá terão orientação de como devem transitar até chegar ao ônibus; quando todos os alunos entrarem no veículo e estiverem sentados, a equipe de Educação para o Trânsito e Transportes iniciará um diálogo sobre comportamentos seguro no trânsito como uso do cinto de segurança; não colocar nenhuma parte do corpo para fora do ônibus; e não jogar lixo pela janela do veículo, incentivando a utilizar a lixeira existente dentro do veículo.

A primeira parada é no Terminal de Integração, onde um Fiscal de Transportes embarcará no veículo para dar uma breve explicação sobre a sua função e sobre o funcionamento do Terminal. O passeio continua e a próxima parada é em uma empresa de transportes coletivos de João Pessoa. Nestas primeiras viagens a empresa visitada será a Transnacional.
Lá os alunos receberão informações sobre a conservação do patrimônio público e serão orientados a cuidar bem dos ônibus, uma vez, que são veículos coletivos. Eles ficam sabendo que ao depredar ou sujar o veículo estarão prejudicando outras pessoas e si mesmos.

A parada final é na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Lá os alunos fazem a travessia da faixa de pedestre e têm a oportunidade de conhecer a estrutura do local. O encerramento da vivência é em uma sala da Estação Cabo Branco, com apresentação de um vídeo educativo relacionado ao trânsito. Terminada a apresentação os alunos retornam à escola.