Projeto ‘Venha Ver a Lua’ é realizado, domingo, na Estação

Por - em 32

Nova atividade do projeto ‘Venha Ver a Lua’ acontecerá neste domingo (5), na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizado no Altiplano Cabo Branco. O evento tem início com uma exibição de vídeo, na sala de convenções, a partir das 16h30, seguido de observação com telescópio no terraço panorâmico.

O projeto é realizado uma vez por mês, geralmente no domingo que antecede a lua cheia. A atividade faz parte da programação da Estação em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia (APA). É aberto ao público, excepcionalmente, até as 20h00.
O vídeo a ser exibido trata sobre aspectos da astronomia no mundo. Logo após haverá um debate com a participação de astrônomos paraibanos. Os interessados poderão tirar dúvidas e curiosidades sobre os planetas, astros, cometas, asteróides, entre outros elementos da astronomia.

Após a projeção os participantes se deslocarão até o terraço panorâmico, onde fica a Torre Mirante, no terceiro andar, onde estarão instalados vários telescópios disponíveis para observações do espaço celeste. Eles poderão ver de perto, por exemplo, planetas e crateras da Lua, que nesses dias está na fase crescente. As atividades fazem parte da programação do Ano Internacional da Astronomia, que comemora os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu por Galileu Galilei.

De acordo com Caio Correia, que é da nova geração de astrônomos amadores do Estado e também diretor cultural da APA, para marcar essa data cientistas, astrônomos profissionais e amadores e o público em geral estarão reunidos em torno de várias atividades. “No Brasil, temos uma meta de levar pelo menos um milhão de pessoas a observarem algum objeto celeste através de um telescópio ou ver um vídeo de Astronomia. Nossa contagem é realizada através de um caderno de assinaturas. Pedimos, na oportunidade, que os participantes colaborem com nossa contagem, assinando nosso caderno antes de observar o céu. É tudo que pedimos em troca”, comentou.

O diretor geral da Estação Cabo Branco, Fernando Abath Cananéa, disse que a missão da Casa é a difusão e popularização da ciência através de palestras, conferências, exibição de filmes, peças teatrais, debates, mesas redondas, entre outras eventualidades. “Essa atividade é uma oportunidade para a comunidade científica e leiga intercambiar sobre astronomia, ciência pouco divulgada também nas instituições de ensino. A Estação Cabo Branco é, sem dúvidas, um espaço de fomento científico e de pesquisa, ideal para realização desse tipo de experiência e que, com certeza, sempre iremos promover outros dessa natureza”, completou.

SERVIÇO:

Projeto VENHA VER A LUA
Domingo (5)
Hora: 17h
Entrada Franca
Fone: 3214.8303
Local: Estação Cabo Branco Ciência, Cultura & Artes – Av. João Cirilo Silva, S/N, Altiplano Cabo Branco – João Pessoa – PB – Cep: 58046-010.
Contatos: 8801.5288/3225.5023 – Caio Correia
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br