Projeto Cidadania Verde desenvolve ações no mês de aniversário da Capital

Por - em 115

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com outros órgãos e instituições, está desenvolvendo o projeto Cidadania Verde, que promove educação ambiental e qualidade de vida no mês de aniversário da cidade de João Pessoa. O projeto prevê a realização de ações de educação ambiental na Comunidade Asa Branca, que fica ao lado do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica).

Na abertura das atividades, nesta terça-feira (7), os moradores da comunidade desfrutaram de práticas integrativas complementares com atendimento de um fisioterapeuta, que aplicou massagens e deu orientações sobre postura. A Tenda Verde do Viveiro Municipal de Plantas Nativas distribuiu mudas e deu explicações sobre o plantio. A Associação Guajiru orientou os visitantes com a oficina “O que é a tartaruga marinha”. E o grupo de flauta das crianças atendidas pela Casa Pequeno Davi participou das atividades de abertura do projeto.

O Cidadania Verde prevê ainda a exibição de filmes com temáticas ambientais e ações de conscientização promovidas por técnicos da Emlur, que orientam os moradores envolvidos no projeto sobre coleta seletiva e fazem ainda mutirões de limpeza nas ruas e vielas da comunidade.

Todas as ações têm como objetivo trabalhar a educação ambiental para sensibilizar os moradores em relação aos problemas da área, que repercutem no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, dando encaminhamento para as secretárias e órgãos competentes. As atividades continuam no próximo mês, com outras ações previstas para a comunidade Asa Branca – posteriormente, essas ações deverão ser ampliadas pra outros bairros.

As atividades são coordenadas pelos técnicos da Bica, Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) e Viveiro Municipal de Plantas Nativas, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria de Saúde do Município, Cagepa, Emlur, Associação Guajiru, Associação de Proteção Animal Amigo Bicho e Escola Piollin.