Projeto Cinturão Verde realiza ‘Semana dos Alimentos Orgânicos’

Por - em 21

Agricultores e apicultores do Projeto Cinturão Verde da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizam, a partir da próxima terça-feira (25) até a sexta-feira (28), a Semana dos Alimentos Orgânicos. A atividade conta com o apoio da Secretária do Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) e faz parte do programa de microcrédito Empreender-JP. A abertura do evento acontecerá com o ‘Dia de Campo: Agroecologia em Áreas Periurbanas’, em Jacarapé, na margem esquerda da PB-008 (logo após a Estação Experimental da Emepa), a partir das 8h.

O “Dia de Campo” vai contar com a participação de zootecnistas e dos próprios produtores que irão abordar temas como ‘Apicultura em Áreas de Mangue’; ‘Avicultura Alternativa: Manejo e Custos’; ‘Cultivo Agroecológico em Ambiente Protegido’: ‘Estufa e Cultivo Agroecológico a Céu Aberto’. A zootecnista do Cinturão Verde, Janine Lucena Santos de Lima, explicou que a ação é para promover a troca de experiência e discutir a promoção da agricultura participativa.

Já na quarta-feira (26), quinta-feira (27) e sexta-feira (28) serão realizadas feiras itinerantes nos bairros de Manaíra (Praça Alcides Carneiro); Tambaú (Busto de Tamandaré) e Intermares, respectivamente. Quem for visitar a feira, será recebido com um café da manhã elaborado com os produtos agroecológicos.

Apicultura – Além dos agricultores, o programa de microcrédito Empreender-JP também está beneficiando 18 apicultores. Foram investidos desde o ano passado cerca de R$ 22 mil em empréstimos. Atualmente, 20 caixas de colmeias estão em produção na área de Jacarapé.

A produtora Joana D’Arc Rodrigues de Lima, que integra o projeto do apiário, adiantou que a primeira colheita mel esta prevista para o mês de setembro. Todos os contemplados participaram do curso sobre apicultura, oferecido Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “Estamos na época de flora e em breve vamos ver o resultado de nossos esforços”, garantiu Joana.