Projeto da Escola de Governo da PMJP começa a ser elaborado

Por - em 21

A Secretaria de Administração (SEAD) está elaborando o projeto para implantação da Escola de Governo da Prefeitura de João Pessoa. O primeiro passo foi dado durante audiência do secretário Gilberto Carneiro com o assessor direto da presidência da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Fernando Simões Paes, em Brasília.

De acordo com Gilberto, o Centro de Treinamento Miguel Arraes (CTMA) já está inscrito na Rede Nacional de Escolas de Governo da ENAP e receberá instruções para elaboração final do projeto da Escola de Governo da PMJP. Durante a audiência, o secretário recebeu convite para participar, este mês, do 7º Encontro Nacional de Escolas de Governo e do Fórum Brasil-França, cujo tema será “Profissionalização e Consolidação do Serviço Público no Contexto de Reforma das Políticas Públicas”.

QUEM É A ENAP – Criada há mais de 20 anos, a Escola Nacional de Administração Pública tem como missão desenvolver competências de servidores para aumentar a capacidade de governo na gestão de políticas públicas. A instituição tem referência nacional no campo da formação e da capacitação e é vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Desde sua criação em 1986, já capacitou cerca de 245 mil servidores em todo o País.

A ENAP oferece cursos de desenvolvimento gerencial, cursos sob medida, formação inicial, aperfeiçoamento de carreiras e pós-graduação nas modalidades presencial, à distância ou mista, além de visitas técnicas, debates e seminários com temas relacionados à administração pública.

A instituição trabalha tanto no desenvolvimento de programas de capacitação para habilitação de servidores ao exercício de cargos em comissão DAS (Direção e Assessoramento Superior) quanto na coordenação de programas de capacitação gerencial das outras escolas de governo.

Para se consolidar como unidade de ensino, a ENAP busca a excelência do corpo docente, com cerca de 200 professores colaboradores. São doutores, mestres, pós-graduados e servidores com larga experiência em gestão pública. A Rede Nacional de Escolas de Governo partilha experiências e conhecimentos sobre boas práticas dessas escolas. Criada em 2003, a ENAP promove e coordena as ações da Rede – uma articulação autônoma entre instituições de formação das várias esferas de governo, dos três poderes, composta por 90 diferentes tipos de organização.