Projeto da PMJP concorre a ‘Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio’

Por - em 130

O exemplo do trabalho desenvolvido com as artesãs paraibanas na ação Feira de Mulheres Empreendedoras em Movimento, em João Pessoa, agora passa a ser um dos projetos concorrentes a 5ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil.

A inscrição do projeto, realizado pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foi apresentada nesta quarta (31), durante reunião entre a secretária da SEPPM, Socorro Borges, a coordenadora do programa Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves, e a diretora da Fundação Solidariedade, Beatriz Ribeiro.

O encontro também teve as presenças da coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza da SEPPM, Regina Bonfá e do representante do Comitê Municipal pelas Metas do Milênio, Michel Rodrigues.

“Estamos mostrando uma das atividades realizadas pelo município por meio da Secretaria das Mulheres que têm apresentado ótimos resultados, promovendo a geração de renda, autonomia e aumento da autoestima para muitas mulheres”, destacou Socorro Borges.

A coordenadora de Trabalho da SEPPM, Regina Bonfá, explicou que a Feira de Mulheres Empreendedoras em Movimento é uma ação que envolve a participação de 250 mulheres artesãs integrantes de 55 grupos de produção da economia solidária e de produção individual, que expõem e vendem seus produtos por meio das feiras, mostras e salões de artesanato na Capital. A maioria trabalha com técnicas manuais como fuxico, macramé, crochê, pathwork, pintura em tecido e tela, bordados em renascença, ponto de cruz, entre outros recursos do artesanato.

“É um projeto que promove a autonomia das mulheres e a inserção no processo de trabalho produtivo e da comercialização coletiva, que leva em conta os princípios da economia solidária da autogestão, democracia, sustentabilidade ambiental, social e política. Princípios em que o ser humano é o centro e não o capital”, reforça Regina Bonfá.

Para concorrer ao Prêmio ODM Brasil, a iniciativa foi identificada como contribuição em dois dos oito objetivos do milênio: o de ‘Erradicar a extrema pobreza e a fome’, e o de ‘Promover a igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres’.

Mais que promover a geração de renda, a Feira de Mulheres Empreendedoras em Movimento também têm contribuído para que essa autonomia chegue a algumas mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, que promove apoio a mulheres em situação de violência. “Algumas são mulheres que saíram do ciclo de violência e estão reconstruindo suas vidas a partir dessa atividade”, completa também a secretária Socorro Borges.

Prêmio – O Premio ODM Brasil foi lançado em 2004 com o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento aos projetos que ajudam o Brasil a cumprir as Metas do Milênio, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que sejam cumpridas pelos países até o ano de 2015. A coordenação do Prêmio é da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade Nós Podemos.

A secretária executiva da Fundação Solidariedade (fundação responsável pela coordenação geral do Nós Podemos Paraíba) Beatriz Ribeiro, disse esperar que a iniciativa da Secretaria das Mulheres possa estimular outros órgãos gestores e entidades privadas a inscreverem seus projetos e mostrarem suas contribuições para o cumprimento das metas do ODM. “Vamos lembrar que as inscrições acontecem até o próximo dia 2 de agosto e que outros exemplos positivos de ações como essa podem concorrer ao Prêmio”, disse ela. As inscrições para o Prêmio ODM Brasil estão sendo feitas no site www.odmbrasil.org.br.

“É muito importante poder estimular para que outras ações desenvolvidas pela Prefeitura de João Pessoa possam ser mostradas e que outras pessoas sigam os mesmos exemplos e se unam para construir um mundo melhor”, reforça a coordenadora do ODM na Paraíba, Núbia Gonçalves.