Projeto da PMJP é selecionado para evento mundial em Belém

Por - em 28

O projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa de implantação da Casa das Artes foi selecionado para ser apresentado durante o VII Congresso Mundial da Associação Internacional de Drama, Teatro e Educação (IDEA), que acontecerá pela primeira vez na América Latina. Mais de 14 países participarão do evento, que será realizado entre os dias 17 e 25 de julho na cidade de Belém do Pará. Estarão presentes no evento, que valorizará a diversidade cultural e a transformação social através das artes, especialistas na área de artes e educação do mundo.

Mais de 5 mil projetos foram inscritos e o trabalho da PMJP está entre os 60 selecionados para serem apresentados no congresso, que será realizado com o apoio da UNESCO. O trabalho da Casa das Artes/Escola Municipal de Artes será apresentado pelo ator e teatrólogo Luiz Carlos Vasconcelos, coordenador do projeto, e por Amélia Maria Silva Nóbrega, coordenadora adjunta.

O VII Congresso Mundial da IDEA 2010 “Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação!”, afirma duas prioridades interligadas ao século XXI: a necessidade de celebrar e praticar a diversidade cultural como uma garantia pela democracia viva e participativa e a de abraçar pedagogias baseadas nas artes e em nossas linguagens, saberes e técnicas de transformação para democratizar as comunidades e nosso mundo, e possibilitar um futuro sustentável e humano.

Nesse primeiro Congresso Mundial da IDEA na América Latina, a Rede Brasileira de Arteducadores – ABRA, organizadora do evento, abraça uma oportunidade para fortalecer o papel das linguagens artísticas (em especial do teatro) e das culturas populares na construção de um novo paradigma educacional para este século.

Educação articulada – Luiz Carlos Vasconcelos enfatiza que a proposta didático-pedagógica da Casa das Artes será alicerçada numa concepção ampla de educação em que os saberes artísticos serão trabalhados de forma articulada com a formação humana, ética, crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, a atuação dos professores será calcada numa dimensão formativa que tenha como foco o “aprender a aprender”, inter-relacionando os diversificados saberes necessários para o ensino e aprendizagem da arte como expressão humana, social e cultural.

O ensino será oferecido através de cursos regulares, ministrados por professores da rede municipal de ensino, divididos em 03 (três) ciclos: ciclo básico, ciclo intermediário e ciclo avançado. O ciclo básico terá duração de um ano, o intermediário de dois anos e o avançado também de um ano.

Formação Artística – A Casa das Artes será um espaço específico de formação artística, que vai privilegiar o pleno desenvolvimento estético e cultural de nossa gente. Ela irá ofertar o ensino das linguagens artísticas, como teatro, dança, música e artes visuais. A Casa funcionará no espaço físico do convento franciscano São Frei Pedro Gonçalves, o “Conventinho”, localizado no Centro Histórico de João Pessoa, sob a gestão da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da PMJP.

Patrimônio de valor artístico e cultural a ser ocupado pela Casa das Artes, o local está sendo devidamente restaurado, contribuindo, inclusive, para a revitalização e preservação desse importante espaço. As atividades serão iniciadas no primeiro semestre de 2010, após a entrega do prédio, que está sendo restaurado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do Município.

A criação do espaço contempla uma reivindicação histórica de artistas, educadores e da população em geral. O público alvo será estudantes da rede pública de ensino, sendo destinado um percentual de vagas para toda comunidade pessoense.