Projeto da PMJP vai incentivar Caminhada pelo Centro Histórico

Por - em 20

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Turismo (Setur), começa a inscrever as pessoas interessadas em participar do Circuito Histórico Cultural da Anda Brasil, que inicia sua programação agora no dia 25 de setembro na Capital. As inscrições poderão ser feitas até 23 de setembro pelo endereço eletrônico: circuitohistorico@joaopessoa.pb.gov.br. ou na sede da Setur, localizada no Parque Sólon de Lucena, fone 3218 9873. As vagas são limitadas.

O projeto está sendo promovido pela Setur em parceria com a ‘Anda Brasil’- Confederação Brasileira das Caminhadas e a IFVV – Federação Internacional de Esportes Populares. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o Centro Histórico da Capital optando por dois roteiros: um seguindo pela Cidade Baixa e outro pela Cidade Alta. Os passeios são gratuitos.

De acordo com o secretário de Turismo, Elzário Junior, João Pessoa é a segunda cidade da Paraíba a implantar o Circuito Histórico Cultural das Caminhadas da Natureza. O projeto em centro urbano, utilizando os roteiros para pedestre no centro histórico da cidade é uma nova modalidade de caminhadas da ‘Anda’ Brasil. O objetivo é promover a valorização Centro Histórico e sensibilizar a população e visitantes quanto à preservação do patrimônio histórico.

Terceira capital mais antiga do Brasil, João Pessoa é um dos mais ricos cenários históricos do país. Dispõe de atrativos para quem busca na arquitetura dos últimos três séculos o testemunho e a descoberta dos detalhes de roteiros e monumentos que existem desde os tempos áureos de início da colonização da Paraíba. O tombamento do Centro Histórico em 2007, como Patrimônio Cultural e Artístico do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ressalta a importância da valorização de uma história construída em conjunto com esses monumentos.

Programação – Os roteiros serão intercalados por uma programação variada: em outubro e dezembro será realizado o passeio pela Cidade Baixa; em setembro e novembro, o roteiro pela Cidade Alta. As saídas acontecerão a partir das 8 horas da manhã utilizando a sinalização turística para pedestre do Centro Histórico, com a colaboração de guias de turismo. O Centro Histórico vislumbra os olhos de quem percorre seus caminhos fazendo uma volta ao passado através do caminhar e do olhar, contando passo a passo, a história da surpreendente cidade, pontuou o secretário Elzário Pereira Júnior.

O Programa de Caminhadas na Natureza no Estado da Paraíba existe desde 2007, quando foram realizadas nove Caminhadas. Em 2008 foram 29 e no ano seguinte atingiu a marca de 33 caminhadas. Neste ano, até maio, tinha foram realizadas 44 caminhadas devidamente registradas. João Pessoa realiza anualmente dois circuitos de Caminhadas da Natureza, o Vale do Gramame e Extremo Oriental das Américas.

“Vale salientar que esta ação da Setur fará parte do calendário de comemorações da semana em que se celebra o dia nacional do bacharel em turismo e o dia mundial do turismo comemorado pela ABBTUR nacional”, anunciou Elzário Pereira Júnior.