Projeto Dança na Escola inicia atividades 2010 nesta terça

Por - em 20

O Projeto “Dança na Escola”, desenvolvido em 40 escolas da rede municipal de ensino, inicia suas atividades de 2010 nesta terça-feira (9) com uma solenidade, às 9h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Haverá a entrega dos troféus da XII Mostra de Dança e do VII Festival de Danças Populares das escolas municipais, realizados pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) no ano passado, no Teatro Santa Roza.

Ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o universo da cultura popular e da dança foi a principal meta dos encontros promovidos pelos educadores. Segundo a coordenadora Joseneide Behar, a temática das danças populares foi trabalhada durante todo o ano letivo de 2009, transfiguradas no trabalho temático com a própria música popular e ainda a postura, o gingado, os folguedos e os procedimentos coreográficos, com o objetivo de codificar para os alunos a cultura brasileira transportada para as danças.

O Projeto “Dança na Escola” iniciou suas atividades em 1998 e atualmente envolve cerca de 1.200 alunos de 40 escolas da rede municipal de ensino. O objetivo do projeto é dinamizar o ensino da dança na escola a partir da pluralidade cultural, envolvendo alunos do Ensino Fundamental I e II, na faixa etária de 7 a 15 anos, com o auxílio dos profissionais de Educação Física. A promoção da prática de dança nas escolas é inserida na perspectiva de inclusão social, contribuindo com o processo de ensino-aprendizagem, bem como o exercício da cidadania.