Projeto de Estações Digitais da Capital é tema de Oficina em BH

Por - em 23

A implantação e o funcionamento das Estações Digitais de João Pessoa serão apresentados na 8ª Oficina para Inclusão Digital, que será realizada em Belo Horizonte, entre esta terça-feira (24) e sexta-feira (27). A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (Secitec), participa como expositora. O evento é organizado anualmente pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SLTI/MP) em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal.

Segundo o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Rubens Freire Ribeiro, o projeto foi inscrito e será apresentado como um ‘Caso de Sucesso’. “Vamos fazer um breve histórico do que é e como funcionam as Estações Digitais”, completou. Freire informa que essa é a segunda participação da Prefeitura na Oficina, que este ano deve reunir mais de 3 mil participantes.

Durante os quatro dias de realização, a 8ª Oficina para Inclusão Digital contará com painéis, debates, oficinas práticas, apresentação de casos de sucesso e, ainda, consolidará um documento produzido pela sociedade civil com propostas para a política pública de inclusão digital. Também serão realizadas oficinas paralelas, entre equipes dos programas e projetos de inclusão digital presentes.

Temas – Os temas em destaque da 8ª edição são: o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunicações – Telecentros.BR, o Plano Nacional de Banda Larga do Governo Federal, as redes de formação e a articulação de projetos federais, estaduais, municipais e da sociedade civil.

A Oficina é um espaço de discussão e proposição de estratégias, políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das Tecnologias de Informação e da Comunicação (TICs). Ela tem como eixo fundamental a promoção de ações concretas para a inclusão digital, com o objetivo de avaliar e mapear mecanismos voltados ao desenvolvimento do país, além de visar aproximar pessoas que trabalhem na implementação, atividades de formação e áreas técnicas dos grandes temas da atualidade em torno da inclusão digital.

Estações Digitais – O projeto das Estações Digitais, denominação dada pelo município de João Pessoa aos Telecentros de Informação e Educação, é uma iniciativa da PMJP por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo central o combate à exclusão digital.

As Estações Digitais são espaços com computadores conectados à internet banda larga. Cada unidade possui onze computadores conectados à internet, uma impressora e um scanner com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), ou seja, um lugar público para as pessoas apreenderem a usar o computador, acessar a internet para mandar e receber mensagens, pesquisar informações e usar diversos serviços e facilidades disponíveis. As principais atividades oferecidas pelas Estações Digitais são os cursos de informática básica e oficinas especiais. Atualmente, existem 25 Estações Digitais espalhadas em 22 bairros da cidade. As Estações já capacitaram 2.366 pessoas.