Projeto Elos: alunos aprendem a construir uma cultura de paz no trânsito

Por - em 59

A equipe de educação para o trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) está engajada nas atividades do Projeto Elos, que nesta segunda-feira esteve na Escola Municipal Índio Piragibe, em Mangabeira VII. O Projeto Elos tem como objetivo desenvolver ações de enriquecimento curricular para alunos do ensino fundamental, abordando as temáticas ligadas ao cotidiano dos estudantes como drogas, violência, sexualidade.

Coube à STTrans orientar os alunos sobre a importância de obedecer às regras do trânsito, educando as crianças para uma cultura de paz no trânsito. Até o final do ano, a equipe de educação visitará o maior número possível de escolas municipais.

As educadoras irão trabalhar com os alunos dicas de segurança no trânsito no percurso de casa para a escola. Serão abordadas questões como o processo de travessia segura de uma via, com ou sem a faixa de pedestre, a circulação no entorno da escola e o significado das placas de sinalização de trânsito.

Para chamar a atenção dos alunos, a equipe de educação irá utilizar o teatro de fantoches, bonecos gigantes e a distribuição de material educativo (panfletos). Na manhã desta segunda-feira, os bonecos gigantes recepcionaram os alunos da Escola Índio Piragibe. Já o grupo de teatro apresentou uma peça mostrando à criançada como ir e vir para a escola com mais segurança.

Após a apresentação do teatro, as técnicas dividiram a turma em dois grupos para a realização de uma dinâmica, onde os alunos responderam perguntas feitas pelas personagens Verde, Linda e Clara – os três orgulhos de João Pessoa – e o agente de trânsito. De acordo com as educadoras Sheila Teotônio, Rafaela Ferreira e Lindaura Lemos, essas atividades foram montadas para que os estudantes interagissem entre si e com a equipe, tendo como assunto conector o trânsito. Toda a ação está sob a coordenação geral da gerente de educação para o trânsito, Erenilda Queiroz. Nesta terça-feira (27), o grupo de educação estará na Escola Municipal David Trindade, localizado na rua José Mendonça de Araújo, 88, Mangabeira II.