‘Projeto Elos’ promove curso em parceria com a UFPB abordando temática das drogas

Por - em 91

A Secretária de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, por meio do Projeto Elos, realizar nesta quinta-feira (17) o primeiro módulo do curso ‘Multiplicando informações sobre a rede de atenção a saúde e prevenção às drogas’. O evento acontece das 8h30 às 17h30 no auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O curso é uma parceria com o Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde Mental Comunitária (GEPSMEC/ UFPB).

Irão participar da capacitação especialistas da educação, membros dos Comitês pela Vida das escolas municipais, além de representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps). “Queremos capacitar todos os servidores que lidam diretamente com essa problemática das drogas. Queremos também oferecer informações sobre a rede de atenção a saúde mental e o usuário de drogas”, afirmou a coordenadora do Projeto Elos, Fabiana Uchôa.

Capacitação – O curso será ministrado em oito módulos por profissionais do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da UFPB, da Sedec e do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad). Neste primeiro módulo, será abordado o tema da escola como espaço de promoção à saúde e prevenção ao uso de substâncias psicoativas. O segundo módulo será realizado na próxima quinta-feira (24). O curso se encerra no dia 23 de agosto.

Os participantes do curso irão interagir por meio de palestras e debates com as facilitadores Dione Marques e Jairismar Alves, ambas especialistas em prevenção ao uso de drogas e promoção a saúde.

Projeto Elos – A iniciativa da Sedec tem como objetivo fortalecer e valorizar as práticas e princípios nos valores éticos que resgatam a integração do ser e suas relações interpessoais e sociais. Este trabalho aborda as temáticas droga e violência, visando uma cultura de paz, numa perspectiva da educação inclusiva e a política de redução de danos.