Projeto Estacine apresenta “Eu, Tu, Eles”e “Narradores de Javé”

Por - em 33

O projeto Estacine prossegue neste final de semana com as exibições dos filmes “Eu, Tu, Eles” e “Narradores de Javé”. No sábado (29) vai ser exibido Eu, Tu, Eles” e no domingo (30) “Narradores de Javé”. Serão duas sessões às 16h e 18h30. As exibições acontecem na sala de audiovisuais da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano. A entrada é aberta ao público. Meia hora antes de cada sessão ocorre a distribuição de senhas, pois a sala tem capacidade apenas para 38 pessoas.

Sábado – “Eu, Tu, Eles” conta a história de Darlene (Regina Casé). Grávida e solteira, ela vai embora da sua região e regressa três anos depois ao trabalho pesado dos canaviais no Nordeste brasileiro com Dimas, o filho. A historia prossegue quando o personagem Osias (Lima Duarte), um homem mais velho e orgulhoso da sua casa ter sido construída por ele, propõe casamento para Darlene, que acaba aceitando.

Osias se aposenta, enquanto que Darlene continua a trabalhar nos canaviais. Tempos depois, Zezinho, primo de Osias, vai morar com ele, pois sua mãe faleceu. Darlene se aproxima de Zezinho e engravida dele. Osias percebe, mas finge não ligar. Tempos depois, um desconhecido, Ciro, aproxima-se de Darlene, também a engravida e a situação vai ficando tensa para os quatro. No elenco estão Regina Casé (Darlene), Lima Duarte (Osias), Stênio Garcia (Zezinho), Luiz Carlos Vasconcelos (Ciro), Nilda Spencer (Raquel), Diogo Lopes (Vaqueiro Negro), Helena Araújo (mãe da Darlene), Iami Rebouças (moça do forró) e Lucien Paulo (capataz).

A idéia para o roteiro de “Eu, Tu, Eles” partiu de uma reportagem publicada num jornal brasileiro, que falava de uma mulher que vivia com três maridos. O nome dela é Maria Marlene Silva Sabóia e, para autorizar a utilização de sua história no filme, ela recebeu um mil e 500 reais mais 3% da bilheteria total arrecadada.

Domingo – “Narradores de Javé” (drama) conta a história de um pequeno vilarejo, Javé, que está ameaçado a desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica no Nordeste do Brasil. Até que um dia eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer e em resposta a notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

“Narradores de Javé” foi dirigido por Eliane Caffé, com roteiro de Luiz Alberto de Abreu e produção de Vânia Catani. O filme já ganhou dois prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Gero Camilo) e Melhor Roteiro Original. Recebeu ainda outras 9 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Ator Coadjuvante (Nélson Xavier), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Recebeu os três prêmios no Festival do Rio, nas seguintes categorias: Melhor Filme – Júri Oficial, Melhor Filme – Júri Popular e Melhor Ator (José Dumont). Recebeu ainda o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Friburgo, realizado na Suíça. Ganhou sete Troféus Calunga e recebeu o prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freyre no Cine PE – Festival do Audiovisual 2003. Os troféus foram nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Edição, Melhor Ator (José Dumont), Melhor Ator Coadjuvante (Gero Camilo), Melhor Edição de Som e Melhor Atriz Coadjuvante (Luci Pereira).

Projeto Estacine – O projeto foi idealizado no ano passado, mas apenas este ano foi possível sua realização, e consiste na exibição de filmes com abordagens temáticas educativas e culturais, com destaque para produção brasileira e internacional.
As exibições acontecem sempre nos finais de semana até dezembro de 2011, com programação anunciada na mídia de jornal, rádio, televisão e internet.“O projeto Estacine é uma atividade da Estação Cabo Branco que tem como objetivo de divulgar a ciência, cultura e arte para inclusão social e que você dê acesso gratuito a população”, disse o diretor geral da Estação Cabo Branco Rubens Freire. A programação, segundo o diretor, pretende trazem filmes que estão fora do circuito comercial e estimule os públicos para compreensão de aspectos da arte que nem sempre estão disponíveis ao grande público.

O produtor cultural, Rivaldo Dias, esclareceu que estão programadas ainda debates ao final das sessões com atores, diretores de cinema locais sobre o filme. “Mas, neste primeiro momento ainda não foi programado nenhum debate”, disse. No primeiro final de semana do mês de Fevereiro estão programadas as exibições dos filmes:

O QUATRILO – Dia 5 de Fevereiro
O CORONEL E O LOBISOMEM – Dia 6 de Fevereiro
O CONTADOR DE HISTÓRIA – Dia 12 de Fevereiro
ROMANCE – Dia 13 de Fevereiro

SERVIÇO:

Projeto Estacine

Filmes:

EU, TU, ELES – Sábado (29)

NARRADORES DE JAVÉ – Domingo (30)

Sessões: 16h00 e 18h30
Local: Sala de Audiovisual – Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte – Altiplano Cabo Branco.
Entrada gratuita para 38 pessoas.
Informações: 3214.8303/8270