Projeto Estacine exibe ‘Última Parada 174’ neste final de semana

Por - em 22

Baseado em fatos reais, “Última Parada 174” conta a história do sequestro que chocou o país em 2000 e foi transmitido em tempo real para o Brasil e até mesmo para o exterior. O filme será exibido neste final de semana, sábado (25) e domingo (26), a partir das 16h, na Sala de Audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos.

O filme de Bruno Barreto retrata desde a infância até o último dia de vida de Sandro do Nascimento, menino de rua viciado em cocaína, sobrevivente da chacina da Candelária e que, em 2000, sequestrou um ônibus da linha 174 do Rio de Janeiro, fato que marcou a história do país. “Última Parada 174” foi escolhido pelo Ministério da Cultura como representante do Brasil na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro na cerimônia de 2009.

Aos seis anos de idade, Sandro presenciou o assassinato de sua mãe na favela onde moravam. Foi então viver nas ruas e adotou o apelido de “Mancha”. Na rua, viciou-se em cocaína e roubava para manter seu vício. Frequentava a Igreja da Candelária, onde recebia abrigo e comida. No dia 23 de julho de 1993, Sandro presenciou o massacre da Candelária, onde viu vários amigos sendo mortos.

Perturbado pelo efeito da cocaína, no dia 12 de junho de 2000, Sandro sequestrou um ônibus após um dos passageiros ter percebido uma arma em suas mãos. Sandro avisou aos passageiros que não pretendia matar ninguém, mas dizia à polícia que mataria se fosse necessário. Usando a professora Geisa Firmo Gonçalves como refém, disse que iria se entregar à polícia, mas uma ação precipitada do Bope levou o sequestro a um fim trágico.

Estacine – O projeto entra em seu segundo ano de exibição. De acordo com o chefe do Setor de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco, Rivaldo Dias, a ideia é também exibir filmes “cult’s” este ano, e não apenas os que estão no circuito comercial.

SERVIÇO:

ESTACINE: Filme “Última Parada 174”

Local: Sala de Audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes

Dias: sábado (25) e domingo (26)

Hora: 16h

Fone: 3214.8270 – 3214.8303

CONTATO PARA IMPRENSA

Rivaldo Dias – Chefe do Setor de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Fone: 8812.3999

E-mail: estacao.eventos@joaopessoa.com.br