Projeto Estacine exibe Central do Brasil neste fim de semana

Por - em 18

A produção brasileira Central do Brasil, de Walter Sales, será exibida neste final de semana na sala de audiovisuais da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O filme faz parte do projeto Estacine e da programação de atividades comemorativas à Semana da Mulher, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e que este ano tem como tema “Cidadania Ativa para Mulheres”. As sessões acontecem neste sábado (5) e domingo (6), às 18h30, e meia hora antes serão distribuídas senhas para evitar superlotação, já que a sala tem capacidade para 38 pessoas.
          
Central do Brasil mostra a realidade educacional do país, através da história de Dora, personagem vivido pela atriz Fernanda Montenegro, que escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, estação de trens da cidade do Rio de Janeiro. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado.
           
Uma das clientes de Dora é Ana (a paraibana Soia Lira), que a procura para escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos que sonha em encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do Nordeste, à procura do pai.
           
Dirigido por Walter Sales, o filme tem roteiro de João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein e fotografia do paraibano Walter Carvalho. No elenco estão ainda os atores Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Caio Junqueira, Otávio Augusto e Stella Freitas.
           
Estacine – O projeto é uma parceria com a locadora de filmes Ribalta e consiste na exibição de filmes com abordagens temáticas educativas e culturais. As exibições acontecem sempre nos finais de semana, até dezembro deste ano. “O projeto Estacine é uma atividade da Estação Cabo Branco que tem como objetivo divulgar a ciência, cultura e arte para inclusão social, dando acesso gratuito à população”, disse o diretor geral da Estação Cabo Branco, Rubens Freire.

O projeto, segundo o diretor, pretende trazer filmes que estão fora do circuito comercial e estimulem as pessoas para a compreensão de aspectos da arte que nem sempre estão disponíveis ao grande público. Neste mês de março estão programadas as exibições dos filmes A Partilha (dia 8), Olga (12 e 13), Verônica (19 e 20) e O Quatrilho (26 e 27).
 
SERVIÇO:
PROJETO ESTACINE
Filme: CENTRAL DO BRASIL
Dias: Sábado (5) e Domingo (6)
Hora: 18h30
Local: Sala de audiovisuais, no segundo pavimento da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
Informações: 3214.8303/8270
 
CONTATO PARA IMPRENSA
Rivaldo Dias – Produtor Cultural Estação Cabo Branco
Fone: 8812.3999