Projeto Estacine exibe filme “Caramuru – A Invenção do Brasil”

Por - em 37

O projeto Estacine exibe neste sábado (10) e domingo (11), às 18h30, o filme “Caramuru – A Invenção do Brasil”, comédia nacional dirigida por Guel Arraes e lançada em 2001. A exibição será na Sala de Audiovisual, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, com entrada aberta ao público.

O filme conta que em 1º de janeiro de 1.500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças a grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugal o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, por ser enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello).

 

A caravela acaba naufragando, e Diogo, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá, conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga), com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de uma terceira pessoa: a índia Moema (Déborah Secco), irmã de Paraguaçu.

“Caramuru – A Invenção do Brasil” é uma adaptação para o cinema da minissérie “A Invenção do Brasil”, exibida pela Rede Globo em 2000. As filmagens ocorreram em Portugal (Palácio de Queluz, Castelo de Leiria e Mosteiro da Batalha) e no Brasil (praia de Picinguaba, no litoral paulista). A comédia foi inteiramente filmada no sistema de alta definição de imagem HDTV.

Estacine – O projeto, criado no ano passado, consiste na exibição de filmes com abordagens temáticas educativas e culturais, com destaque para a produção brasileira. As exibições acontecem sempre nos finais de semana, com filmes que estão fora do circuito comercial e estimulem as pessoas para compreensão de aspectos da arte que nem sempre estão disponíveis ao grande público. Nos dias 17 e 18 deste mês, o Estacine vai exibir o filme “Os Inconfidentes”.

 

SERVIÇO:

Projeto Estacine

Filme: Caramuru – A Invenção do Brasil

Dias: Sábado (10) e domingo (11)

Hora: 18h30

Local: Sala de Audiovisual, no segundo pavimento da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

Informações: 3214.8303/8270

 

CONTATO PARA IMPRENSA

Rivaldo Dias – Produtor Cultural Estação Cabo Branco e idealizador do Projeto Estacine

Fone: 8812.3999