Projeto Estacine exibe filmes ‘Frida’ e ‘Tudo Sobre Minha Mãe’

Por - em 97

A partir deste final de semana, o projeto Estacine vai apresentar dois filmes diferentes. A mudança se deve à grande procura pelas exibições do projeto. Neste sábado (3) será exibido o filme “Frida” e no domingo (4) tem início a Mostra Almodóvar, com o filme “Tudo sobre minha mãe”.

As exibições começam às 16h na sala de Audiovisual, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, com entrada aberta ao público. No dia 8 de março, haverá exibição especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A atração será o filme “A excêntrica família de Antônia”.

Frida – O filme, que será exibido neste sábado (3), é dirigido por Julie Taymor e tem duração de 2h30, com classificação etária de 14 anos. “Frida” fala da relação complexa e duradoura da artista plástica Frida Kahlo com o seu marido Diego Rivera e do seu caso com Leon Trostsky, além de envolvimentos românticos com outras mulheres. Frida levou uma vida intensa e sem limites, tanto na política com nas artes.

Frida Nasceu em 1907 no México, mas gostava de declarar-se filha da revolução ao dizer que havia nascido em 1910. Sua vida sempre foi marcada por grandes tragédias; aos seis anos contraiu poliomielite, o que a deixou coxa. Já havia superado essa deficiência quando o ônibus em que passeava chocou-se contra um bonde. Ela sofreu múltiplas fraturas e uma barra de ferro atravessou-a entrando pela bacia e saindo pela vagina. Por causa desse acidente, fez várias cirurgias e ficou muito tempo presa em uma cama.

Começou a pintar durante a convalescença, quando a mãe pendurou um espelho em cima de sua cama. Frida sempre pintou a si mesma. “Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”.

Almodóvar – No domingo (4), também às 16h, tem início a Mostra Almodóvar, que acontecerá dentro do projeto Estacine sempre aos domingos neste mês de março. O primeiro filme que será exibido é “Tudo sobre minha mãe”, de 1999, com duração de 1h40m e classificação etária de 18 anos. O drama conta a história de Manuela, que vive sozinha com um filho adolescente, Esteban, e se recusa a revelar ao garoto maiores informações sobre o seu pai. Esteban mantém um bloco de anotações e está escrevendo um conto sobre sua mãe.

Em uma noite, ao sair do teatro, tenta conseguir um autógrafo da estrela do espetáculo, chamada Huma, mas acaba sendo atropelado e morre. Sabendo que o filho queria muito conhecer o pai, Manuela começa sua jornada redentora e retorna a Barcelona a procura do pai do garoto. O pai é Lola, um travesti que ganha a vida nas ruas e sequer imagina a existência do filho. “Tudo sobre minha mãe” recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1999.

Dia da Mulher – Para comemorar o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, o projeto Estacine vai exibir “A Excêntrica Família de Antônia”, um filme holandês de 1996. Dirigido por Marleen Gorris, conta a história de Antônia, uma senhora holandesa que acorda uma manhã e percebe que este é o último dia de sua vida. Ela decide, então, contar a sua história de vida com todos os personagens curiosos que fizeram parte dela.

Estacine – O projeto é uma parceria da Estação Cabo Branco com a locadora de filmes Ribalta. Consiste na exibição de filmes com abordagens temáticas educativas e culturais, com destaque para produção nacional. As exibições acontecem sempre nos finais de semana. No dia 10, será exibido “O Sorriso da Monalisa” e dia 11 de março, na Mostra Almodóvar, o público poderá conferir o filme “Fale com Ela”.

SERVIÇO:

Projeto Estacine

Dias: Sábado (3) – Frida

Domingo (4) – Tudo Sobre Minha Mãe (Mostra Almodóvar)

Quinta-feira (8) – A Excêntrica Família de Antônia (homenagem ao Dia Internacional da Mulher)

Hora: 16h

Local: Sala de Audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano

Fone: 3214.8270 – 3214.8303

CONTATO PARA IMPRENSA

Rivaldo Dias – Chefe do Setor de Eventos

Fone: 8812.3999

E-mail: estacao.eventos@joaopessoa.pb.gov.br