Projeto Estacine exibe ‘Mar Adentro’ e ‘Os Bons Companheiros’

Por - em 52

O Projeto Estacine Múndi, que traz em abril filmes consagrados de diferentes países premiados com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, exibe neste sábado (21) “Mar Adentro”, com Javier Bardem. O longa espanhol foi vencedor em 2005. Já no domingo (22), entra em cartaz o quarto filme pela Mostra Martin Scorsese preparada para este mês,:“Os Bons Companheiros”, com Robert De Niro. Os filmes serão exibidos às 16h, na Sala de Audiovisual, localizada no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita.

Baseado na história real do pescador Ramón Sampedro, “Mar Adentro” (Mar Adentro, Espanha, 2004, 125 min.) centra-se em um dos maiores tabus da humanidade: o direito à eutanásia. Por 29 anos, Sampedro travou uma luta contra as leis da Espanha, a religião católica e os próprios familiares para dar fim à própria vida desde que ficou tetraplégico em um acidente de mergulho, aos 25 anos. Ramón mergulhou de cabeça contra pedras do Mar da Galícia, o que lhe causou uma fratura irrecuperável na coluna.

O motivo de a pendência judicial ter se estendido por tantos anos (até a Comissão Europeia de Direitos Humanos, em Estrasburgo) é que, por ter os movimentos limitados à cabeça, o seu suicídio teria de ser assistido (ou seja, cometido com a ajuda de terceiros) – o que, filosófica, jurídica e sociologicamente, poderia dar margem a uma série de interpretações sobre a possibilidade de assassinato.

Para piorar a situação (e a convicção até então inabalável do ex-pescador de morrer), duas mulheres chegam a sua vida em campos opostos: Julia (Belén Rueda), uma advogada disposta a apoiar a sua luta, e Rosa (Lola Dueñas), uma vizinha que não desiste enquanto não o convencer de que viver vale a pena. Dirigido por Alejandro Amenábar, de “Os Outros” e “Alexandria”, o filme leva o mérito de não ser taxativo.

Estacine Scorsese – Se há uma coisa em que Martin Scorsese é especialista em fazer é contar boas histórias sobre a máfia. Isso ele provou em “Cassino” e no ganhador do Oscar de 2007, “Os Infiltrados”. Baseado no best seller “Wiseguy”, de Nicholas Pilleggi, “Os Bons Companheiros” (Goodfellas, EUA, 1990, 125 min.), conta a história da amizade de três criminosos, Henry (Ray Liota), Tommy (Joe Pesci) e James (Robert De Niro), que parece resistir a tudo: brigas de gangues, grandes roubos, golpes, prisões. Parece, até o trio começar a investir no tráfico de drogas. É quando a lealdade é posta à prova. A partir daí, eles passam a viver a aventura mais perigosa de suas vidas.

O livro é focado na vida Henry Hill, ex-membro da família Lucchese, uma das cinco famílias mafiosas que atuavam em Nova York nas décadas de 60 e 70. Atualmente, devido às circunstâncias, Hill é do Serviço Norte-Americano de Proteção às Testemunhas. O filme, tido por muitos adoradores como um dos melhores policiais, recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.

SERVIÇO

Estacine Múndi

Filme: “Mar Adentro”

Dia: sábado (21)

Classificação: 12 anos

Estacine Scorsese

Filme: “Os Bons Companheiros”

Dia: domingo (22)

Classificação: 14 anos

Entrada gratuita

Horário: 16h

Local: Sala de Audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Informações: 3214-8303/8270