Projeto Estacine exibe ‘O Carteiro e o Poeta’ e ‘Kill Bill’

Por - em 61

Os filmes “O Carteiro e o Poeta” e “Kill Bill” serão as atrações deste final de semana do projeto Estacine. Neste sábado (9), será exibido “O Carteiro e Poeta”, o segundo filme da Mostra No Escurinho do Cinema, dedicado ao mês dos namorados. No domingo (10), será a vez da Mostra Quentin Tarantino, com “Kill Bill”. Nos dois dias, os filmes começam às 16h, na Sala de Audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público.

As exibições são uma parceira da Ribalta Vídeos e da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que doou vários filmes nacionais para a Estação Cabo Branco.

No Escurinho do Cinema– “O Carteiro e Poeta” (Il Postino di Neruda, Itália, 1994, 109 min.) é baseado no livro “Ardiente Paciencia”, de Antonio Skármeta, e conta a história da amizade entre um desempregado contratado para fazer serviços de entrega postal particular e o poeta chileno Pablo Neruda, exilado em uma remota ilha do Mediterrâneo por razões políticas. Com o tempo (e a afinidade que surge entre os dois, de onde parte os melhores diálogos do filme), Neruda, o “Poeta do Amor”, ensina ao colega carteiro semianalfabeto como conquistar, por versos e cartas, a pretendente que mora longe.

Philippe Noiret, que faz o papel do poeta (o Alfredo de “Cinema Paradiso”), teve de ser dublado porque não dominava o espanhol. Já Massimo Troisi, que ganhou uma indicação ao Oscar pela atuação, acabou morrendo vítima de um enfarte apenas um dia após o término das filmagens. A produção também foi indicada nas categorias de Melhor Filme, Diretor e Roteiro Adaptado, mas acabou levando mesmo a estatueta de Melhor Trilha Sonora Original.

Mostra Quentin Tarantino– O filme “Kill Bill” foi projetado para ser um só, mas acabou desmembrando-se em duas edições por causa de sua longa duração. O filme conta a saga de Beatrix Kiddo, A Noiva (Uma Thurman), uma criminosa movida por sede de vingança contra suas ex-comparsas do Esquadrão Assassino de Víboras Mortais, que quase lhe mataram no dia de seu casamento e a deixaram viúva. O enredo é bastante semelhante ao do filme japonês “Lady Snowblood” (1973) e “A Noiva Estava de Preto” (1968), de François Truffaut, nos quais uma noiva quer vingança matando um a um com crueza e método.

“Kill Bill” (Kill Bill Vol. 1, EUA-Japão, 2003, 111 min.) é uma mescla dos gêneros preferidos de Tarantino, como filmes antigos asiáticos de artes marciais, westerns spaghetti, animes, música popular, muita cultura pop e violência deliberada, referências culturais costuradas pelo diretor e roteirista com habilidade.

SERVIÇO:
Projeto Estacine

Mostra No Escurinho do Cinema
Dia: Sábado (9)
Hora: 16h
Filme: “O Carteiro e o Poeta”
Local: Sala de Audiovisual da Estação Cabo Branco

Mostra Quentin Tarantino
Dia: Domingo (10)
Hora: 16h
Filme: “Kill Bill”
Local: Sala de Audiovisual da Estação Cabo Branco

Informações: 3214.8303 – 3214.8270

CONTATO PARA A IMPRENSA:
Rivaldo Dias – Chefe do Setor de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco
Fone: 8812.3999
E-mail: rivaldo.sax@gmail.com