Projeto Estacine exibe ‘Os Falsários’ e ‘A Princesa e o Plebeu’

Por - em 253

O Projeto Estacine está realizando mostras sobre a II Guerra Mundial e a estrela do cinema Audrey Hepburn. Neste sábado (12), o Estacine Mundi exibe o drama austríaco “Os Falsários”. Já no domingo (13), será a vez do Estacine Cult com “A Princesa e o Plebeu”, filme que deu o Oscar de melhor atriz a Audrey. As sessões acontecem às 16h, na Sala de Audiovisual da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, com entrada gratuita.

Estacine Mundi – “Os Falsários” (Die Fälscher, Áustria, 2007) relata um dos maiores golpes da história. Durante a Segunda Guerra Mundial, o falsificador de dinheiro Salomon Sorowitsch (Karl Markovics) é capturado pelos nazistas e obrigado a colaborar com o inimigo imprimindo notas falsas para financiar a guerra. Na Operação Bernhard, como ficou conhecida, foram falsificadas mais de 130 milhões de libras esterlinas.

O drama do filme (que levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2008) se concentra no debate ético dos personagens: devem colaborar com o inimigo, mesmo sabendo que estão contra seu próprio povo, ou sabotar a operação e pagar com a vida? O filme foi baseado no livro The Devil’s Workshop, de Adolf Burger, que aparece no filme como o comunista que tenta a todo custo sabotar a operação. Ao contrário de Salomon, que parece enxergar o esquema de falsificação como mais uma de suas trapaças.

Estacine Cult – Dizem os críticos especializados que “A Princesa e o Plebeu” (Roman Holiday, EUA, 1953) deveria se chamar “Nasce uma Estrela”, afinal, foi a partir desse filme que Audrey Hepburn despontou para o cinema mundial e ganhou o Oscar de Melhor Atriz com apenas 24 anos, além de um Globo de Ouro e um Bafta.

A história mostra a vida de Ann (Audrey Hepburn), uma princesa entediada da vida real que, durante uma visita à Roma, resolve fugir e viver como uma garota normal, pelo menos por um dia. Durante a fuga, Ann conhece o jornalista Joe Bradley (Gregory Peck) que de início não reconhece a jovem princesa. Ao descobrir que a moça faz parte da realeza, Joe bola um plano para registrar todos os passos da princesa e conseguir uma grande reportagem. Porém, os dois se apaixonam, dando início a um romance (quase) impossível.

 

SERVIÇO:

Estacine Mundi – Mostra Segunda Guerra Mundial

Filme: Os Falsários

Dia: Sábado (12)

Hora: 16h

Classificação: 16 anos

 

Estacine Cult – Mostra Audrey Hepburn

Filme: A Princesa e o Plebeu

Dia: Domingo (13)

Classificação: Livre

Hora: 16h

Local: Sala de Audiovisual da Estação Cabo Branco

Informações: 3214-8303/8270