Projeto financiado pelo FMC será lançado neste sábado na Feirinha de Tambaú

Por Juneldo Moraes - em 414

Literatura de cordel e forró pé de serra tomam conta da Feirinha de Tambaú, neste sábado (17), a partir das 16h, com o lançamento do Projeto Cordel, do poeta popular Francisco Diniz. A iniciativa é financiada pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) e tem o objetivo de valorizar a produção autoral e estimular a divulgação do cordel.

Durante dez sábados, das 16h às 19h, o artista estará no local lendo folhetos de cordel dele e de parceiros, cantando clássicos do forró pé de serra e algumas músicas de sua autoria e de outros compositores. Francisco Diniz será acompanhado por Lucas Carvalho (acordeom), Lauro Brasileiro (violão e percussão), Geldo Nogueira (zabumba) e pelo Coral das Flores Belas, da ONG Pro Dia Nascer Feliz, de Santa Rita, formado por Ester, Eurides e Penha.

No lançamento do projeto, além dos cordéis de Francisco Diniz, vai ter a participação do cordelista José Pedro de Lima, que além de ler seus cordéis, vai participar da apresentação musical tocando gaita.

Segundo Francisco Diniz, a ideia de levar a literatura de cordel à Feirinha de Tambaú é uma continuidade do trabalho que vem desenvolvendo há anos e se tornou possível com o financiamento do FMC. “O Fundo Municipal de Cultura é mais um instrumento para divulgação das obras dos artistas locais, inclusive de quem trabalha com a cultura popular”, disse.

O idealizador – Paraibano de Santa Helena, Francisco Diniz é professor de Educação Física, músico e cordelista. Desenvolve um trabalho de divulgação da literatura de cordel nas escolas de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. Também é idealizador e coordenador do projeto Tenda do Cordel. Em 2006, venceu o Prêmio Novo Autores Paraibanos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na categoria Cordel com o folheto “Quadrilha Junina”. Tem quatro CDs gravados.