Projeto Inclusão Radical chega a mais cinco praças de João Pessoa

Por - em 195

O Projeto Inclusão Radical, executado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer), vai ampliar o trabalho de inclusão social através da prática esportiva do skate para outras cinco praças da capital. A iniciativa já funciona, desde 2009, na Praça Skate Plaza, no bairro de Manaíra.

Os bairros contemplados com o projeto serão: Bancários (Praça da Paz); Padre Zé (Praça do Padre Zé); Rangel (Praça da Amizade); Mangabeira (Praça do Coqueiral) e Funcionários I (Praça Lauro Wanderley). As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, sempre das 15h às 19h, a partir deste mês de setembro.

Segundo o coordenador do projeto, Cassiano Axé, a PMJP contratou novos professores e comprou materiais como skates, tênis e capacetes, itens essenciais para as aulas. “Durante todo o mês de setembro estaremos fazendo as inscrições de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco nas ruas, para participar do projeto”, explicou.

Para se inscrever o pré-requisito básico é ter de 8 a 16 anos, de acordo com Cassiano. “Num primeiro momento, não é necessário que esses jovens estejam matriculados em escolas do município, mas uma vez inscrito, exigimos a matrícula na escola para a permanência nas aulas de skate”, detalhou.

Até o dia 30 de setembro, os professores estão fazendo um trabalho de captação de crianças e adolescentes em situação de abandono e daquelas de comunidades carentes nas próprias praças. “Durante o horário das aulas estamos fazendo o reconhecimento daqueles que realmente têm o interesse em fazer parte do grupo, pois muitos vêm à primeira vez e não voltam mais. Quando o jovem se mostra interessado e volta depois do primeiro contato, efetuamos a inscrição”, afirmou.

Projeto – O Projeto Inclusão Radical já contempla cerca de 30 meninos e meninas, de comunidades carentes, a maioria do bairro São José, devido à proximidade com a Praça Skate Plaza, no bairro de Manaíra, onde acontecem as aulas.

A iniciativa começou há dois anos através do professor Cassiano Axé, com o apoio da PMJP, e tem como objetivo acompanhar a vida desses jovens ensinando lições de cidadania, cuidados com a saúde e trabalhando a questão da inclusão social através do esporte. “Conseguimos tirar esses meninos da rua e colocamos nas escolas. Nosso objetivo sempre será qualitativo salvando vidas e tirando do descaminho”, refletiu. A partir deste mês de setembro, as aulas acontecerão em outras cinco praças da cidade, de segunda a sexta-feira, sempre das 15h às 19h.

Planos – Para o próximo ano, Cassiano afirmou que o maior objetivo é transformar o projeto em um programa do governo municipal, com o apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundec). “Desta forma poderemos contar com um orçamento fixo para compras de materiais, transporte de alunos para campeonatos e para os treinamentos em outros bairros, incentivando cada vez mais o ideal de transformar a vida desses jovens através do esporte”, relatou.

Confira os horários das aulas de Skate, as praças contempladas e os respectivos professores:

 

PRAÇAS Segunda 

(15h às 19h)

Terça 

(15h às 19h)

Quarta 

(15h às 19h)

Quinta 

(15h às 19h)

Sexta 

(15h às 19h)

Praça Skate Plaza 

(Manaíra)

Prof. Cassiano/ Prof. Dudu 

 

Prof. Cassiano/ Prof. Dudu Prof. Cassiano/ Prof. Dudu
Praça da Paz (Bancários) Prof. Cassiano/ Prof. Geninho Prof. Cassiano/ Prof. Geninho
Praça do Padre Zé Prof. Pinto 

 

Prof. Pinto
Praça da Amizade 

(Rangel)

Prof.Geninho Prof.Geninho Prof.Geninho
Praça do Coqueiral 

(Mangabeira)

 

Prof. Dudu 

 

Prof. Dudu 

 

Praça Lauro Wanderley 

(Funcionários I)

Prof. Pinto 

 

Prof. Pinto 

 

Prof. Pinto