Projeto já pavimentou 22 ruas e agora trabalha em outras 27 vias

Por - em 29

Moradores de vários bairros da Capital paraibana, que há anos esperavam por uma obra de pavimentação, agora estão vivenciando outra realidade. O motivo é que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio do projeto ‘João Pessoa Anda Bem’, já concluiu a pavimentação de 22 ruas e está trabalhando em outras 27 vias. O projeto total, anunciado pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) no final de maio deste ano, vai contemplar 245 ruas em 40 bairros da cidade.

Rodrigo Marques, diretor de Obras da Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), informou que o projeto abrange inicialmente 120 vias, onde serão investidos R$ 10,4 milhões, recursos provenientes de parcerias com o Governo Federal, através Programa Pró-Município do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal (CEF).

“O prefeito assinou a ordem de serviço em maio e já no mês seguinte as equipes estavam em campo trabalhando. As ruas, que antes eram de barro e os moradores sofriam com poeira no verão e lama no inverno, agora possuem pavimentação, proporcionando assim mais segurança e conforto a motoristas e pedestres”, explicou Rodrigo.

Áreas beneficiadas – Os trabalhos compreendem a pavimentação em paralelepípedos, rede de drenagem, pavimentação asfáltica, linha d’água e sinalização. Nessa primeira etapa já foram concluídos serviços nos bairros das Indústrias, Jardim Veneza, Oitizeiro, Brisamar, Ilha do Bispo, João Agripino, Róger, Pedro Gondim, Treze de maio, Miramar, Funcionários, Grotão, João Paulo II, Cuiá (Valentina Figueiredo) e Ernesto Geisel. “O nosso curso de trabalho é o seguinte: assim que formos concluindo esse lote de ruas, gradativamente vamos dar início as demais, até concluirmos o projeto todo”, enfatizou o diretor.

No total, ou seja, nas 245 ruas, serão investidos mais de R$ 49 milhões, o que representa cerca de 480 mil metros quadrados de vias pavimentadas. O plano para a execução do projeto foi definido a partir das solicitações discutidas nas plenárias do Orçamento Democrático e analisadas pela equipe técnica municipal.

Em algumas ruas, os serviços serão realizados com recursos do Programa de Contrapartida Social, com participação da iniciativa privada local, e também do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de João Pessoa.