Projeto ‘Jampa Digital’ começa a interligar órgãos da PMJP

Por - em 35

O projeto ‘Jampa Digital’, implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, começou a interligar os órgãos da estrutura governamental. A ação faz parte da segunda etapa do projeto, que tem como meta interligar todos os órgãos municipais até o final de 2011. Foram mapeados os 450 endereços eletrônicos da PMJP, entre eles escolas, postos de saúde, Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Guarda Municipal, Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e demais órgãos e secretarias.

Todo o aparato tecnológico vai se transformar em governança eletrônica, que possibilitará a interação entre cidadãos e o executivo municipal. Os pessoenses vão poder baixar da internet materiais desenvolvidos por órgãos governamentais, permitindo ao usuário o aprendizado, o debate e a participação nas questões do fazer político. “Com o projeto Jampa Digital o cidadão deixa de ser um agente passivo e começa a participar e interagir com o poder público, inclusive, sugerindo”, exemplificou o secretário adjunto da Ciência e Tecnologia, Paulo Badaró.

O ‘Jampa Digital’ é dividido em três etapas: possibilitar o acesso gratuito à internet sem fio; interligar os órgãos da gestão municipal e instalar câmeras de segurança para auxiliar o trabalho da STTrans e Guarda Municipal. Dando prosseguimento a sua segunda etapa, o ‘Jampa Digital’ concluiu a instalação dos equipamentos na secretaria municipal de Turismo e pretende, nos próximos 60 dias, implantar os equipamentos adequados em todas as escolas e postos de saúde da Capital.

Na opinião do diretor de suporte da Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) da Secretaria de Planejamento de João Pessoa, Leandro Almeida, esta nova ferramenta na estrutura governamental possibilitará aos servidores e usuários mais agilidade nos serviços. “Com a internet será possível interligar os órgãos da prefeitura com um link próprio, com uma conexão própria e um excelente sinal na rede”, explicou.

O projeto – O ‘Jampa Digital’ teve início em março do ano passado, com a instalação de antenas de distribuição do sinal da internet entre as praias de Cabo Branco e Tambaú e na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, possibilitando o acesso à internet sem fio através de banda larga gratuita. Para acessar, basta o usuário possuir um computador portátil (notebook ou laptop), celulares e smartphones com tecnologia de conexão WI FI (sem fio). O serviço pode ser acessado num raio de 500 metros. Basta abrir uma conexão com a Rede WI FI e fazer um cadastro na página inicial do Jampa Digital. Depois disso, o usuário recebe uma senha pode navegar à vontade. Para os próximos acessos é só colocar a senha no campo indicado na página.