Projeto João Pessoa Vida Saudável promove a saúde por meio de atividades físicas

Por Rebeka Paiva - em 339

d r t . r j . 15855.

A fim de incentivar hábitos saudáveis, a prática de atividades esportivas e desenvolver ações preventivas e de promoção à saúde, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das secretarias de Saúde (SMS) e de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), disponibiliza o projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS).

A população tem acesso à prática de atividades físicas supervisionadas pelo profissional de educação física, além de palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo do ser humano.

“A atividade física proporciona inúmeros benefícios para quem a pratica, como um melhor funcionamento de órgãos, principalmente o coração, diminuição da ansiedade, melhora do humor, entre outros. Para quem quer melhorar a saúde, sair do sedentarismo e mudar de vida, a opção é a prática da atividade física regular” destaca a coordenadora do projeto JPVS e educadora física, Ellen Correia.

Atualmente, mais de cinco mil pessoas participam do projeto, que está espalhado em 23 praças e em espaços públicos, como Unidades de Saúde da Família (USF), escolas e centros de treinamento, totalizando 38 polos do projeto em toda a capital pessoense.

A equipe do Projeto João Pessoa Vida Saudável é composta por 38 educadores físicos, distribuídos por todos os polos do projeto. O JPVS é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer aos polos que oferecem as aulas e procurar o orientador.

D R T . R J . 15855.

De acordo com a coordenadora do João Pessoa Vida Saudável, o principal objetivo do projeto é sensibilizar a população para a importância da prática de atividade física e os benefícios decorrentes, como a construção de hábitos saudáveis, a redução do índice de sedentarismo e, com isso, a diminuição da obesidade, diabetes e incidência de doenças cardiovasculares, com um melhor controle da pressão arterial.

“O projeto também estimula e valoriza o exercício da cidadania, atuando como um meio de convívio social que melhora a autoestima, a imagem corporal e instiga a integração social combatendo a depressão”, conclui a educadora física.

As atividades do JPVS acontecem de segunda à sexta-feira, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, nas principais praças e avenidas de João Pessoa.

Academias da Saúde – Complementando as atividades do projeto João Pessoa Vida Saudável, a SMS também disponibiliza à população as Academias da Saúde, que em sua estrutura contam com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.

Localizadas nos bairros do Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro, as Academias da Saúde contam com educadores físicos do JPVS e outros profissionais de educação física, além de psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

As Academias funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h, sendo abertas ao público, ou seja, qualquer pessoa pode participar dos serviços ofertados, bastando comparecer à Academia portando o Cartão SUS e a liberação do médico, caso tenha alguma lesão.

Confira os locais onde participar do João Pessoa Vida Saudável:

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/saude/projeto-joao-pessoa-vida-saudavel/