Projeto leva agentes da Emlur para conhecer atrativos turísticos

Por - em 23

Ver a cidade sob um novo olhar. Esse é o objetivo do Projeto ‘Turista Limpeza’, que é destinado aos agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). O projeto desenvolvido pela Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) está sendo retomado este mês de fevereiro e levará os agentes de limpeza da Emlur para conhecer os principais atrativos turísticos de João Pessoa. O primeiro passeio acontece na manhã deste domingo (28), a partir das 8 horas, com saída da sede da Autarquia, localizada na avenida Minas Gerais, Bairro dos Estados. Outras 11 visitas turísticas estão previstas para acontecer até o fim de novembro, sempre uma por mês.

O ‘Turista Limpeza’ existe desde 2006 e além de levar os agentes e familiares para conhecer os principais atrativos turísticos da cidade, tem o objetivo de proporcionar um dia de lazer e de aquisição de conhecimentos culturais, já que muitos desses locais fazem parte da história da Paraíba. Segundo a coordenadora da Dibes, Aparecida Pontes, o conhecimento cultural desses lugares é necessário no dia-a-dia desses trabalhadores. “Como os agentes de limpeza estão em constante contato com as pessoas e até com turistas em seu trabalho diário nas ruas, é importante que eles tenham algum conhecimento histórico-cultural sobre os atrativos turísticos de João Pessoa até mesmo para poderem ajudar se solicitam informações”, explicou.

Os passeios serão realizados através de uma ação integrada da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio da Secretaria de Turismo (Setur), que disponibilizará um guia de turismo que fará toda a explanação cultural, e do Mosteiro de São Bento. Além disso, uma equipe de técnicos da Dibes e educadores ambientais do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) da Emlur acompanharão as visitações.

As visitas turísticas estão sendo organizadas de acordo com a procura dos agentes. Desde o último dia 20 de fevereiro, a equipe da Dibes realiza a inscrição dos agentes que atuam nos núcleos de apoio e Administrações da Emlur e que estão interessados no tour. Cerca de 800 servidores da Autarquia trabalham na limpeza diária da cidade. Para Aparecida Pontes, esse tipo de atividade promove um importante trabalho de valorização e de resgate social. “Com esta iniciativa, a Emlur demonstra a preocupação com o bem-estar de seus servidores, uma vez que o projeto proporciona inclusão social e contribui para o crescimento de seus conhecimentos”, afirmou.

Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, esse projeto é importante porque além de elevar a auto-estima dos agentes de limpeza, proporciona momentos de lazer e conhecimento para aqueles que, no dia-a-dia, ajudam a manter a cidade limpa. “É um momento de descontração, mas também de mostrar João Pessoa de uma outra perspectiva. Para nós, da direção, é gratificante mostrar uma João Pessoa que muitos ainda não tiveram a oportunidade de conhecer”, ressaltou o titular da pasta.

Locais de visitação – Os agentes vão conhecer muitos pontos da cidade por onde costumam passar diariamente realizando a limpeza e terão a oportunidade de aumentar seus conhecimentos. Confira alguns dos pontos turísticos que serão visitados: Praça da Independência, Parque Sólon de Lucena, Centro Histórico, Teatro Santa Roza, Praça João Pessoa, Ponto de Cem Réis, Igreja do Bispo, Igreja São Francisco, além da Estação Ciência, do Farol de Cabo Branco e das praias de Tambaú e Cabo Branco.