Projeto leva alunos a conhecer história de João Pessoa

Por - em 32

Uma viagem pela cultura e história do nosso povo, através da arquitetura, das obras de arte e das produções realizadas em tempos atrás. É assim que os estudantes da rede municipal de ensino de João Pessoa estão aprendendo novos conteúdos: a partir da visita in loco ao Centro Histórico da cidade. A iniciativa faz parte dos programas ‘Mais Educação’ e ‘Ciranda Curricular’, que estão realizando o projeto ‘Roteiros Históricos e Culturais’.

A atividade começou terça-feira (9) e se estende durante todo o ano, atendendo as escolas integradas aos programas. O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos uma experiência pedagógica diferente, onde é possível aprender conhecendo novos espaços e realidades.

“Além de potencializar os espaços históricos e culturais da cidade como espaços pedagógicos, ampliando a construção de conhecimento para os alunos das escolas municipais da Capital”, explica a historiadora Samira Bandeira, facilitadora temática do projeto, que é uma iniciativa dos programas ‘Mais Educação’ e ‘Ciranda Curricular’, ambos coordenados pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura de João Pessoa.

Os alunos da escola Aníbal Moura, situada no bairro de Cruz das Armas, foram os primeiros a participar da visita pedagógica. Na terça-feira (9), durante os turnos da manhã e tarde, eles tiveram acesso a temas históricos e também relativos ao meio ambiente. No roteiro constou ainda uma visita a Casa da Pólvora, onde observaram as fotos da exposição de imagens antigas da cidade, feitas pelo fotógrafo Walfredo Rodrigues, no período de 1930 a 1980.

Resgate – A oficina de Roteiros Históricos e Culturais do Programa Ciranda Curricular é uma iniciativa recente, que busca resgatar a história de vida dos alunos, de sua família, pesquisar a história da escola, de seu bairro e de sua comunidade, culminando com as visitas pedagógicas aos espaços históricos e culturais da cidade.

“A ideia é que a partir da construção e narrativa da sua própria história, do seu próprio bairro o aluno seja capaz de relacioná-la à cidade, compreendendo o seu papel como sujeito transformador da sua própria história, do seu próprio tempo,” explica a historiadora Samira Bandeira.

Os programas têm em comum o desenvolvimento de atividades pedagógicas, artísticas, esportivas, entretenimento e lazer por meio de práticas oficineiras. O programa ‘Mais Educação’, é uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e atende cerca de seis mil estudantes, com oficinas no horário oposto ao de sala de aula, promovendo educação integral. Já o ‘Ciranda Curricular’ funciona nos finais de semana e têm mais de cinco mil alunos freqüentando os módulos.