Projeto limpa bairros e evita deslizamentos e inundações

Por - em 26

Para evitar problemas como deslizamentos, inundações e proliferação de doenças nesse período de chuvas, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), através do projeto ‘Meu bairro é limpeza’, intensificou as ações de higienização e educação ambiental nos mais diversos pontos da cidade. Desde março passado, os educadores ambientais e fiscais da Emlur estão desenvolvendo ações junto a 24 comunidades localizadas em áreas de risco, atendidas pelo Plano de Contingência da Defesa Civil. Nesta terça-feira (1º), a equipe da Emlur esteve no Condomínio Esperança, no Padre Zé.

Além do trabalho de educação ambiental, a Emlur desenvolve nesses locais ações de limpeza, a exemplo de varrição, capinação, roço, coleta, catação em encostas e pintura do meio fio. Na ação no Condomínio Esperança estão envolvidos 20 agentes de limpeza e 10 educadores ambientais e todo o trabalho será concluído nesta terça-feira. “Nós partimos do princípio de que precisamos ter a população como parceira para que as localidades permaneçam limpas e, por isso, investimos em educação ambiental”, comentou a superintendente Laura Farias Gualberto.

Orientações – Os educadores chegam até o bairro e abordam os moradores explicando como deve ser feito o acondicionamento correto do lixo. Eles orientam para a colocação dos resíduos em sacos plásticos e esses, por sua vez, devem ficar fechados. Esse material só pode ser colocado na rua horas antes do caminhão compactador (caminhão do lixo) passar.

Durante a abordagem, a população fica sabendo que não se pode jogar lixo em encostas, terrenos baldios, dentro de canais ou rios, entre outros corpos de água. Os educadores explicam que ao fazer isso os moradores podem provocar alagamentos e deslizamentos, uma vez, que o lixo entope bueiros, galerias e impede o fluxo normal da água. Além de abordar os moradores e levar as informações, os educadores ambientais fazem a distribuição de material educativo, que traz mais informações sobre a forma correta de acondicionar os resíduos.

Integração – O diretor de Operações da Emlur, Orlando Soares, explicou que o projeto ‘Meu bairro é limpeza’ está sendo desenvolvido para tornar a cidade ainda mais limpa e também aproximar a população dos serviços oferecidos pela Autarquia. Ele lembrou que ao desenvolver as ações de limpeza e educativas dentro das comunidades, a Emlur instala uma tenda, onde a comunidade pode fazer a solicitação de serviços e esclarecer dúvidas. “Como estamos no período de chuvas e para evitar acidentes, nós passamos a seguir o calendário do Plano de Contingência”, destacou.

O Plano de Contingência da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) é coordenado pela Defesa Civil e envolve outras secretarias em um trabalho integrado preventivo. Através dele são desenvolvidas nas localidades ações de limpeza de galerias pluviais e córregos; construção de muros de arrimo; desobstrução de bueiros; demolição de habitações em condição de risco; limpeza de encostas e barreiras, no topo e no sopé; limpeza da região ribeirinha e de mananciais, entre outras.