Projeto Mãos que Falam reúne pessoas surdas em ação de saúde

Por - em 28

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta quinta-feira (25) a ação “Mãos que falam em Saúde”, projeto que leva informações sobre saúde às pessoas surdas. A atividade acontece na Praça de Alimentação do Shopping Tambiá, das 10h às 18h. O projeto “Mãos que Falam” é uma iniciativa que começou a ser realizada em junho deste ano com rodas de conversas sobre temas que foram sugeridos pelos próprios surdos durante os atendimentos realizados nas unidades de referência.

Durante a ação desta quinta-feira, serão debatidos quatro temas: DST/Aids, Práticas Integrativas, Álcool e outras drogas, Hipertensão e diabetes. Cada tema será discutido num espaço separado, com a presença de cinco intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e 30 surdos que participaram das capacitações realizadas pela SMS.

Atendimento às pessoas surdas – De acordo com o IBGE, a cidade de João Pessoa é, proporcionalmente ao seu número de habitantes, a terceira capital do país com maior número de pessoas com algum tipo de deficiência. Nos últimos anos, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vem promovendo a universalização do direito à proteção e à inclusão social desses cidadãos, através de ações integradas entre suas várias secretarias e órgãos.

As pessoas surdas moradoras do município contam com um atendimento de referência no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) do Cristo, que disponibiliza intérpretes de Libras para acompanhar os pacientes.

Para o atendimento nos Programas de Saúde da Família (PSFs), elas deverão procurar um dos cinco Distritos Sanitários para agendar uma consulta acompanhada por um intérprete de sinais. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Direção de Atenção à Saúde, disponibiliza ainda órteses e próteses e suportes de oxigênio (respirador com máscara).