Projeto ‘Moda na Praça’ da PMJP movimenta Mangabeira com oficinas de inclusão e arte

Por - em 132

O projeto ‘Moda na Praça’ que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP), através da Estação da Moda, órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), tem agradado os moradores do bairro de Mangabeira, na zona Sul da Capital. Funcionando na Praça do Coqueiral desde o último dia 8, a realização das oficinas transforma o local em um ponto de encontro diário com o conhecimento.

A estudante Rayane Melo é uma das que aproveita o tempo livre para usufruir dos serviços oferecidos pelo projeto. “Vim para o Espaço da Beleza e depois de arrumar o cabelo fiquei sabendo da Oficina de Customização. Avisei aos meus amigos e hoje agente veio participar. Estou gostando muito, inclusive não pensava que fosse tão bom quanto é”, confessa a jovem enquanto pinta a camisa que será usada por ela no grupo do qual faz parte na igreja.

O adolescente Henrique de Oliveira, que também reservou à tarde para ampliar os conhecimentos na Oficina de Customização, já faz planos para participar de outra. “Vou fazer a oficina de DJs, porque tem tudo a ver com as coisas que eu gosto”, relata o estudante.

A dona de casa Mauricélia Araújo, que nunca tinha tido contato com a técnica do trabalho manual, estava entusiasmada com o resultado. “Não pensei que ia dar certo, porque nunca tinha feito nenhum trabalho manual, mas com a instrução da professora, eu consegui”, revela orgulhosa.

Aceitação – Além da Oficina de Customização, que já inscreveu quase 40 pessoas, o projeto ‘Moda na Praça’ está oferecendo Espaço da Beleza, que é um dos mais procurados e registra uma média de 60 pessoas por dia. As oficinas da Casa Brasil também têm agradado os moradores do bairro e segundo o coordenador, Pierre Dornelas, cerca de 50 usuários estão tendo acesso aos cursos e oficinas disponíveis no espaço. “Nossa intenção é mostrar para a população os serviços oferecidos pela Secitec, que são muito bons e totalmente de graça”, argumenta.

Na Estação Digital, a procura também é considerável. Lá estão sendo disponibilizadas oficinas de Design Gráfico e Redes Sociais, além do acesso livre à internet. “O pré-requisito para participar é ser morador do bairro e já ter tido contato com computador e internet. Ao final da capacitação, os trabalhos feitos no curso de design serão expostos”, conta a coordenadora pedagógica da Estação Digital, Andrezza Nery.

Projeto – O ‘Projeto Moda na Praça’ foi lançado na sexta-feira (8) na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, com o objetivo de levar conhecimento, inclusão social e formação profissional de forma gratuita aos moradores do bairro. Os cursos e oficinas estão sendo ministrados até a próxima segunda-feira (18). No espaço há stands dos projetos ‘Estação Digital’ e ‘Casa Brasil’.

Entre os cursos e serviços oferecidos estão: Oficina de Customização de Camisetas, Espaço da Beleza, stands para comercialização de produtos com marcas locais de diferentes segmentos, e stands sobre os cursos e projetos da instituição. No final de semana, serão realizados desfiles para apresentar as coleções produzidas na Estação da Moda e de marcas locais. Também será promovido um concurso para descobrir modelos (um masculino e um feminino).