Projeto Olimpíadas Escolares é apresentado a escolas da Capital

Por - em 24

A Secretaria de Juventude Esporte e Recreação (Sejer) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza a partir das 9h desta quarta-feira (1º), no Centro de Capacitação de Professores da Avenida Beira Rio, a apresentação do projeto “Olimpíadas de João Pessoa”. A competição local acontece entre 15 e 29 de julho e servirá de seletiva municipal para as Olimpíadas Escolares Nacional Categoria A (12 a 14 anos), que acontecerá na capital paraibana no segundo semestre do ano.

A competição nacional reúne delegações estaduais vindas de todo o Brasil, mas na condição de cidade-sede do evento, a capital paraibana terá direito a montar sua própria delegação. Nesta quarta, a Sejer vai apresentar às escolas públicas e particulares da Capital os detalhes das Olimpíadas de João Pessoa.

“Foram convidados representantes de mais de 80 escolas da cidade. Todas poderão participar da seletiva local, que classificará os campeões para a disputa nacional”, declara Antônio Fernando, o Mineiro, responsável pela organização dos jogos.

Haverá disputa de futsal, handebol, voleibol, basquete, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, ciclismo e badminton. Mineiro explica que os campeões pessoenses dos esportes individuais estarão automaticamente classificados para a disputa nacional das Olimpíadas Escolares, mas pondera que os campeões dos esportes coletivos só se classificam para a etapa nacional se, nos Jogos Escolares estaduais, o campeão for uma equipe de fora de João Pessoa.

“Não teremos duas equipes de João Pessoa nos esportes coletivos das olimpíadas nacionais. Se um time pessoense vencer os Jogos Escolares da Paraíba, é apenas ele que se classifica para a disputa nacional. Mas se o campeão estadual for um time do interior, o vencedor das Olimpíadas de João Pessoa ganha uma vaga na disputa nacional como representante da cidade-sede, que como tal tem direito de estar presente em todas as modalidades”, explica.

O evento desta quarta será apenas uma primeira reunião com os representantes das escolas, para que eles tirem suas dúvidas de forma antecipada sobre o que precisa ser feito para participar da disputa e sobre estes critérios de classificação para a fase final nacional. “Todos foram convidados”, resume.