Projeto Ônibus Legal é iniciado com alunos de Cruz das Armas

Por - em 23

Alunos da Escola Municipal Almirante Barroso, em Cruz das Armas, fizeram a viagem inaugural do projeto ‘Ônibus Legal’, nesta terça-feira (16). Ao todo foram 35 alunos que receberam orientações sobre o comportamento seguro no trânsito. O projeto está sendo desenvolvido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), em parceria com a empresa Transnacional, e visa a educação no trânsito voltada aos estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de 4 a 15 anos que estão cursando o ensino fundamental.

A STTrans priorizou os bairros de Oitizeiro e Cruz das Armas para dar início a esse projeto, já que nessas localidades foi registrado o maior número de acidentes envolvendo veículos, inclusive atropelamentos. As crianças receberam informações sobre o uso do cinto de segurança e como atravessar a rua. Foram orientadas ainda a andar sempre pela calçada, não colocar nenhuma parte do corpo para fora do ônibus e não jogar lixo pela janela do veículo, lembrando de utilizar a lixeira existente dentro do ônibus.

O Passeio – A primeira parada foi no Terminal de Integração, onde um fiscal de transportes fez uma breve explicação sobre a sua função e sobre o funcionamento do Terminal. Depois os alunos seguiram para Transnacional, empresa de transportes coletivos de João Pessoa. Lá, os alunos receberam informações sobre a conservação do patrimônio e foram orientadas a cuidar bem dos ônibus.

A parada final foi na Estação Cabo Branco, onde os alunos produziram desenhos a respeito do que aprenderam. Para a pequena Kelly Regina, de apenas 9 anos, o passeio foi muito proveitoso. “Eu aprendi muito hoje, o trânsito é perigoso, mas se a gente andar direitinho e os motoristas também muitos acidentes podem ser evitados”.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito, Tereza Carmen, o objetivo desse projeto é levar lições de educação para o trânsito e transportes para as crianças, para que elas sejam também agentes multiplicadores, levando o que aprenderam aos seus familiares. “Esse projeto é composto de três fases. A primeira fase é o passeio com as crianças. Na segunda, os educadores retornam às escolas e debatem com os professores para ver o que foi absolvido pelas crianças durante o passeio. E na terceira fase, os educadores voltam às localidades nas ruas que tiveram alto índice de acidentes em uma grande mobilização com aulas expositivas, bonecos, brincadeiras e demais atividades, explorando a temática da segurança no trânsito. O Ônibus Legal é um projeto contínuo e ocorrerá todas as terças e quintas-feiras, em diferentes escolas das redes municipal e estadual durante todo o ano letivo.