Projeto ‘Onibus Legal” faz nova viagem com estudantes de JP

Por - em 27

Alunos da Escola Municipal Almirante Barroso, localizada no bairro de Cruz das Armas, participaram na manhã desta terça-feira (20), do último passeio da primeira fase de atividades do projeto ‘Ônibus Legal’, coordenado pela Superintendência de Transporte e Trânsito (Sttrans). O projeto tem por objetivo educar e familiarizar os jovens com as lições e noções de trânsito, afim de evitar acidentes e torná-los agentes multiplicadores dentro do convívio estudantil e social. Nos próximos dias 7 e 9 de julho, o ‘Ônibus Legal’ chegará a escola Analice Gonçalves, também localizada em Cruz das Armas.

O passeio desta terça-feira teve início as 7h30, com saída do portão da escola, tendo passado pelo Terminal de Integração Municipal, onde os alunos tiveram a oportunidade de conversar com os fiscais de transporte do local. Em seguida, o ônibus seguiu para a sede da empresa Transnacional (doadora do veículo para o Ônibus Legal’) para conhecer a manutenção dos equipamentos.

A última parada dos estudantes foi na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, onde todos participaram de uma oficina de artes com os professores do projeto Ciranda Curricular, além de conhecer as dependências da Estação Cabo Branco.
A coordenadora de Educação para o Trânsito da Sttrans, Teresa Madruga, explicou que o projeto ‘Ônibus Legal’ vai atender as 93 escolas municipais e os 10 núcleos de apoio educacional. “Hoje estamos fazendo nosso nono passeio e já tivemos quatro escolas participantes. O projeto é permanente e cíclico. Ele acontece todas terças e quintas-feiras, nos dois turnos. Em cada dia, atenderemos uma escola. Nossa meta é atender os alunos do município primeiramente e logo depois estender o projeto para as escolas estaduais”, disse Teresa.

Teresa ainda acrescentou que o ‘Ônibus Legal’ oferece muito mais do que uma dinâmica extra-classe, ele também educa a partir da vivência da dinâmica do trânsito. “Eles veem de perto como funciona a estrutura do trânsito da cidade. Os profissionais conversam com eles, trocam vivências e com isso o aluno aprende de uma forma mais leve e divertida”, ressaltou a coordenadora de Educação para o Trânsito.

A aluna da 6ª série da Escola Municipal Almirante Barroso, Larissa Rodrigues Viana, 11, falou que essa foi a primeira oportunidade de conhecer a Estação Cabo Branco e que o passeio no ‘Ônibus Legal’ a ajudou esclarecer muitas dúvidas sobre o trânsito da cidade. “Adorei tudo que vi. A Estação Ciência é muito linda e aprendi muita. Antes eu tinha dúvida de como atravessar na rua, nem sabia como funcionava direito o Terminal de Integração. Foi tudo muito legal”, afirmou Larissa.