Ortotrauma realiza dia de cuidados e promoção à saúde na Vila Vicentina

Por - em 306

Profissionais de saúde do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) realizaram uma programação de assistência preventiva e de promoção à saúde, como parte do projeto “Orto em Ação”, na Instituição de Longa Permanência para Idosos Vila Vicentina Júlia Freire, localizada no bairro da Torre.

O ‘Orto em Ação’ é um projeto social do Complexo, realizado desde 2015, em diversas instituições do Município. É composto por uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, técnicos de laboratórios, entre outros profissionais voluntários, que atuam na conscientização preventiva para acidentes de trânsito e promoção à saúde.

“Temos feito diversos trabalhos de conscientização e cuidados no trânsito, com adultos, jovens e crianças, com intuito sempre de alertar para uma direção consciente e responsável. Mas o grupo realiza também ações em instituições de longa permanência, orientando sobre cuidados com quedas, alimentação e fazendo exames e consultas, quando necessário”, explicou a diretora-geral do Ortotrauma, Fabiana Araújo.

Na ação, foram realizadas consultas e exames de eletrocardiograma (ECG), aferição de pressão arterial, hemograma, entre outros exames, a cerca de 75 pessoas, sendo idosos, cuidadores e funcionários dos serviços. “É um trabalho de cuidado, mas também de valorização à vida”, completou a diretora.

Ortotrauma– A unidade hospitalar é referência no Estado da Paraíba em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde. Além disso, também realiza pequenas cirurgias sem internamento, consultas, exames laboratoriais e por imagem e atende urgências psiquiátricas por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm). Nos últimos anos, a unidade hospitalar aumentou sua capacidade cirúrgica em 100%, realizando uma média de 5.000 cirurgias por ano.